plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Fairlight CMI: conheça o incrível primeiro sampler da história

Apesar de serem uma ferramenta bem popular atualmente, os samplers existem há relativamente pouco tempo. Embora os primeiros samplers analógicos tenham surgido nos anos 60, a criação do instrumento como conhecemos hoje é datada dos anos 70, com o advento

Apesar de serem uma ferramenta bem popular atualmente, os samplers existem há relativamente pouco tempo.

Embora os primeiros samplers analógicos tenham surgido nos anos 60, a criação do instrumento como conhecemos hoje é datada dos anos 70, com o advento dos primeiros samplers digitais comerciais — sistema que facilitava muito a utilização do aparelho.

E em 1979, tivemos uma excelente demonstração de todo o potencial da tecnologia através de Pete Vogel, que havia construído um sistema de sampling avançado envolvendo computadores intitulados como Fairlight CMI. Vogel foi até um famoso programa de TV australiano em 1980 e mostrou como o sistema funcionava de modo genial que demonstrava todas as possibilidades sonoras que o instrumento poderia apresentar.

Na ocasião, o músico acabou criando samples em tempo real e ainda mostrou como funcionava a manipulação do formato de onda dos sinais enviados pelo instrumento, podendo alterar a forma como o som saía de seu teclado. Tudo isso era feito através de touch screen (!) e um computador conectado ao teclado.

Você pode conferir o vídeo logo abaixo.

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias