plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mesmo com reforma, vistoria vê problemas no PSM

Após nove meses de reforma, o Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, inaugurado há uma semana, continua com as portas fechadas à população. Durante a tarde de ontem, o vereador Dr. Chiquinho (PSOL), membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belé

Após nove meses de reforma, o Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, inaugurado há uma semana, continua com as portas fechadas à população. Durante a tarde de ontem, o vereador Dr. Chiquinho (PSOL), membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém, vistoriou o hospital, acompanhado do diretor da unidade, Leonardo Lobato. Após uma hora de visita, ele chegou a conclusão que a unidade pode não suprir a demanda. “A população vai continuar sofrendo, porque o prefeito (Zenaldo Coutinho) não cumpriu a promessa de construir um terceiro hospital”, afirma.

Em termos quantitativos, Dr. Chiquinho avalia que o PSM da 14 de Março é deficiente. “Belém não se beneficiou em termos de ampliação na oferta de vagas. Foi um aumento pouco significativo para nossa realidade”, revela.

De acordo com o vereador, depois do prejuízo que a população de Belém sofreu com o incêndio do prédio do PSM, em junho do ano passado, o hospital até agora serve apenas como retaguarda do Pronto-Socorro do Guamá. “A população está sofrendo, morrendo e um hospital como esse está desativado”, denuncia com várias críticas ao gestor municipal. “Ele ‘toca’ fogo, apaga o incêndio, coloca o mesmo para funcionar e inaugura como se tivesse feito um novo”, disse em relação às obras feitas após a tragédia que resultou em duas mortes.

“Ele deveria presentear a cidade com uma oferta de ao menos 200 leitos a mais. Isso seria uma gestão responsável”, aponta em relação a quantidade de leitos ofertados na unidade. A previsão para o hospital abrir as portas à população para o atendimento de urgência e emergência é a próxima segunda-feira (07). No entanto, o vereador acredita ser improvável que isso aconteça devido às pendências. “A parte de fachada e assistência terminou, mas outra parte está sob reforma. Não sabemos quando vai terminar”, afirma o vereador. “A assistência vai começar precariamente”, antevê.

Segundo o vereador Dr. Chiquinho, a visita será base para um novo relatório sobre o PSM. (Foto: Janduari Simões/Diário do Pará)

Uma das coisas que chamou a atenção de Chiquinho foi o espaço onde será realizada a triagem que, segundo ele, vai acontecer no próprio estacionamento. “O médico vai avaliar o paciente dentro da ambulância. Isso vai se tornar um caos”. Chiquinho afirmou ainda que a prefeitura de Belém terceirizou os serviços de alimentação, lavanderia e laboratório.

TRAJETÓRIA EM NÚMEROS

06/15
O Pronto-Socorro do Umarizal fechou as portas no dia 25 de junho de 2015, em virtude de um incêndio no bloco cirúrgico. O prédio passou por reforma, mas até agora não foi reaberto para o atendimento de urgência e emergência, sobrecarregando ainda mais o PSM do Guamá.

01/16
Animado com o avanço da reforma, o prefeito Zenaldo Coutinho convida a imprensa para conhecer as novas instalações do PSM da 14. Na ocasião, se compromete a reinaugurar o prédio “com tudo funcionando e não por partes” ainda no mês de fevereiro.

03/16
Sem conseguir cumprir o prazo de reinauguração do hospital, a prefeitura estabelece uma nova data. o dia 02 de março de 2016 para que o PSM Mário Pinotti volte a funcionar. A unidade abre apenas para receber a transferência de pacientes encaminhados do Guamá.

RELATÓRIO DEVE COBRAR PENDÊNCIAS

Esta foi a quarta vistoria feita pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belém nos últimos quatro anos no PSM da 14. Durante todo esse tempo, vários relatórios foram gerados e encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências.

Segundo Dr. Chiquinho, a visita de ontem vai servir de base para um novo relatório a ser enviado nos próximos dias, ao prefeito Zenaldo Coutinho, ao Ministério Público do Estado e à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O objetivo é cobrar outra vez das autoridades melhorias no serviço de atendimento à saúde pública de Belém. O DIÁRIO solicitou à Sesma esclarecimento sobre a situação nos dois hospitais, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias