Esporte / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

O início do futebol paraense

Domingo, 10/01/2016, 08:21:58 - Atualizado em 10/01/2016, 08:35:09 Ver comentário(s) A- A+

Pouco se sabe sobre a história do futebol em terras parauaras antes do primeiro Campeonato Paraense, mas ela é bem mais antiga do que o imaginado. Alguns desconfiam inclusive que Belém foi a primeira cidade do país a praticar futebol. Charles Miller, considerado o “pai” do futebol brasileiro, organizou o primeiro jogo documentado do país em 1895. Segundo o historiador Loris Baena Cunha, um jogo entre funcionários ingleses da Amazon Steam Navigation Company e Parah Gaz Company e Western Telegraph teria sido disputado no estado em 1890.

O também historiador F.F Alves da Cunha já aponta uma nova data para a primeira partida no estado – 1892. E teria envolvido membros do Clube de Esgryma, organizados por Jean Louis de La Rocque, que treinavam e disputavam jogos no Largo de Nazaré (atual área da praça Justo Chermont). Registros em jornais, de anos depois, confirmam que a prática do futebol era comum no local desde 1896 e citam que houve jogos antes da data.

O PRIMEIRÃO

Tuna (1903) e Remo (1905) são os clubes mais antigos a disputar os campeonatos locais de futebol, mas esses clubes só montariam times de futebol anos depois da sua formação (1913 no Remo e 1932 na Tuna). O primeiro clube fundado para a prática do futebol foi o hoje extinto Sport Club do Pará, fundado em 1902. Sem rivais num primeiro momento, o Sport organizava jogos entre diferentes times formados por seus associados.

ORGANIZAÇÃO

O esporte ganhou muitos interessados e, em dezembro de 1906, eles organizaram o primeiro torneio embrião do futebol paraense. A “Parah Football Association League” foi um torneio com sete participantes. A partida inaugural foi realizada em 16 de dezembro, com a vitória de 10 a 0 do Pará Football sobre o Belém Football.

Alguns jogos ainda foram disputados em 1907, mas, com brigas e desentendimentos entre os clubes, o torneio foi encerrado antes do previsto. Apesar do fracasso da competição, a ideia estimulou a organização de novo torneio, em 1908, vencida pela União Sportiva. E aí o futebol paraense começou de vez. 

Leia mais na edição especial Belém 400 Anos do DIÁRIO.

(Taion Almeida/Diário do Pará)

Leia também:

Comentários