plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Maniçoba "baiana" causa polêmica em Belém

De tempos em tempos alguns conteúdos "ressurgem" pelas redes sociais e causam polêmica. Ano passado, um vídeo que mostrava crianças fazendo "coisas de adultos" no México repercutiu entre os brasileiros. O vídeo e o panorama, bastante parecido com o do paí

De tempos em tempos alguns conteúdos "ressurgem" pelas redes sociais e causam polêmica. Ano passado, um vídeo que mostrava crianças fazendo "coisas de adultos" no México repercutiu entre os brasileiros. O vídeo e o panorama, bastante parecido com o do país, na verdade é de 2012, mas teve grande alcance somente dois anos depois.

O mesmo parece ocorrer atualmente com uma matéria publicada no portal Tribuna da Bahia que afirma, veementemente, que a maniçoba, tradicional prato paraense, é baiano. Não se sabe o porquê, mas o link da reportagem, de janeiro de 2013, começou a circular nas redes sociais de muitos paraenses nos últimos dias, despertando revolta com a referência nordestina.

Alguns comentários deixam clara a reclamação. Veja alguns:

Imagens: Reprodução

A maniçoba faz parte da cultura paraense de diversas formas. Em 1960 já era é citada em Belém do Grão Pará, livro de Dalcídio Jurandir. Veja o trecho: "As sestas no recolhimento da Gentil transformavam a senhora. Suas imprecações e sarcasmos viraram num hábito muito seu, quase cordial, o modo divertido de se vingar do infortúnio político e xingar os novos poderosos. Aos poucos foi saboreando novos cuidados menos brilhantes e mais estáveis que eram o senhor preparo da mão de vaca, do cozidão, da feijoada, da maniçoba, do aluá, da gengibirra e da canjica em junho — em junho, seu Virgílio, ah, Inácia restituída — e do peru para o dia do Círio".

O prato também é referido como amazônica no site da Biblioteca Blanche Knop, da Fundação Joaquim Nabuco, sediada em Recife-PE, referência nacional em diversos tipos de pesquisa, principalmente voltados à cultura.

Indo além, a maniçoba também é considerada amazônica em artigo publicado no "Journal of Food Composition and Analysis", revista cientifica referência mundial em pesquisa sobre alimentação, em artigo "Maniçoba, a quercetin-rich Amazonian dish" ("Maniçoba, um prato amazônico rico em quercetina", em uma tradução livre), de 2006.

Sua origem geográfica, no entanto, não é específica. O que se sabe é que o prato provavelmente foi criado por indígenas no século XVI, o que aumenta a polêmica sobre o estado que desenvolveu a iguaria, já que Belém foi fundada somente no século XVII.

Baiana? Paraense? Ou... Sergipana?

Além da possível origem paraense ou mesmo baiana, a maniçoba também é um prato típico em Sergipe, em especial na cidade de Lagarto.

No Estado, até mesmo um povoado possuía o nome de "Maniçoba", que depois foi modificado para Nossa Senhora Aparecida. O município foi criado em 1963 (portanto, bem próximo da obra de Dalcídio Jurandir), e conta atualmente com cerca de 9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E você, o que acha da discussão? Acredita que a maniçoba é paraense ou prefere comer o prato sem pensar nesta polêmica?

(Enderson Oliveira/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias