plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vereadores votam contra lei da bicicleta

Na contramão das grandes capitais do mundo, que apostam nas bicicletas como uma das soluções de mobilidade urbana, a Câmara Municipal de Belém votou contra a chamada “Lei da Bicicleta”, em sessão tumultuada, nesta terça-feira (16). Foram 13 votos a favor

Na contramão das grandes capitais do mundo, que apostam nas bicicletas como uma das soluções de mobilidade urbana, a Câmara Municipal de Belém votou contra a chamada “Lei da Bicicleta”, em sessão tumultuada, nesta terça-feira (16).

Foram 13 votos a favor e 13 votos contra. O vereador Orlando Reis (PSD) deu o voto de minerva e o projeto foi rejeitado.

O projeto deveria ter sido votado desde a semana passada e prevê a institucionalização e a regulamentação do modal cicloviário.

Na prática, significa que no mínimo 5% das vias deveriam ter ciclovia ou ciclofaixa, que é o número mínimo de estacionamento para bicicletas proporcional ao número de veículos em estabelecimentos privados e públicos, e também prevê a construção de bicicletários.

Antes de começar a votação, o autor do projeto, Fernando Carneiro (Psol), acusou a prefeitura de Belém de promover uma espécie de "jogatina política" para assumir a autoria da lei que regulamentaria as ciclovias e ciclofaixas na capital paraense.

Carneiro disse não acreditar que o prefeito "estivesse praticando essa pequenez política de não deixar que o projeto fosse aprovado somente para assumir a autoria da ideia" e ressaltou que a aprovação do projeto conferiria caráter de lei à regulamentação, enquanto um decreto do prefeito ou uma política pública não teria força de lei.

AGRESSÃO

Durante a sessão, houve tumulto e a vereadora Marinor Brito (Psol) e Mauro Freitas (PSD) se desentenderam.

Ela alega ter sido ofendida e agredida pelo parlamentar. Durante a tarde, esteve na Delegacia da Mulher e denunciou o parlamentar.

VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO:

- CONTRA

Antônio Rocha

Eduarda Louchard

Elenilson Santos

Gledson Silva

Henrique Soares

Josias Higino

Mauro Freitas

Meg

Miguel Rodrigues

Orlando Reis

Pio Neto

Prof Elias

Pastor Raul Batista

- AUSENTES

Abel Loureiro

Igor Normando

José Dinely

Nehemias Valentin

Bispo Paulo Queiroz

Rildo Pessoa

Sandra Batista (licenciada)

Zeca Pirão

- A FAVOR

Amaury da APPD

Cléber Rabelo

Fernando Carneiro

Dr. Chiquinho

Iran Moraes

Ivanise Gasparim

John Wayne

Marinor

Moa Moraes

Paulo Bengtson

Vandick Lima

Vitor Cunha

Wellington Magalhães

(DOL com informações da CMB)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias