plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELAS

Estresse pode causar dores e problemas no estômago

Provavelmente você já passou por momentos de irritação que refletiram diretamente em dores e queimação no estômago, e isto ocorre justamente porque o trato gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio chamado Sistema Entérico. Este, por sua vez, é f

Provavelmente você já passou por momentos de irritação que refletiram diretamente em dores e queimação no estômago, e isto ocorre justamente porque o trato gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio chamado Sistema Entérico. Este, por sua vez, é formado por uma série de células nervosas e neurônios que possuem ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro. E é por isso é possível observar que grandes flutuações de humor e emocionais interferem em uma reação do estômago. Em pesquisas realizadas há alguns anos, o estômago e o intestino foram, inclusive, chamados de o segundo cérebro do corpo humano.

Se você vem observando uma relação intensa entre as suas emoções e o seu estômago e isto está lhe causando problemas, não deixe de agendar uma consulta com um gastroenterologista.

Se você come algo e logo depois sente aquela azia ou queimação, é sinal de alerta: seu estômago pode estar "estressado". Isso porque, quando você está tenso ou ansioso, sua digestão piora.

GASTRITE NERVOSA

Alguma das formas das pessoas demonstrarem essa relação é utilizando-se de frases como: "Estou sentindo borboletas no estômago", "Meu estômago deu um nó", e "Senti meu estômago encolher".

O fato de o estômago responder a sensações de nervosismo, ansiedade e estresse, pode ocasionar a gastrite nervosa e deixar o órgão mais suscetível a infecções.
Uma das maneiras mais eficazes de evitar esse problema é identificar e tratar as causas do stress e ansiedade. A prática de meditação e yoga, que treinam exercícios de respiração e alongamento corporal, costumam trazer bons resultados.

Veja algumas dicas para diminuir o estresse e prevenir as dores estomacais.

-Coma de 3 em 3 horas;

-Não fique muito tempo em jejum. O jejum faz justamente com que o ácido gástrico fique parado. Quanto mais tempo isso ocorre, maior é a acidez, e o estômago vazio também se torna mais suscetível a inflamações;

-Evite grandes refeições;

-Quando você come muito, o estômago não consegue processar tudo e estimula mais a produção de ácido;

-Diminua o estresse;

-Invista em massagens relaxantes e que aliviam a tensão do dia a dia, como: shiatsu, acupuntura, reflexologia, reiki, entre outras massagens.

(DOL com informações da Revista Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias