plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA decide hoje sobre privatização de hospitais

Protestos feitos ontem pela manhã na Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) obrigaram que se transferisse para ambiente eletrônico (via internet) a votação do Conselho Superior Universitário (Consun) da UFPA sobre a adesão dos Hospitais Bettina F

Protestos feitos ontem pela manhã na Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) obrigaram que se transferisse para ambiente eletrônico (via internet) a votação do Conselho Superior Universitário (Consun) da UFPA sobre a adesão dos Hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), prevista para esta quarta.

Desse modo, os conselheiros participam de votação online prevista para encerrar hoje. A reunião extraordinária do Conselho, que começou às 9h de ontem, não pôde ser concluída por causa de manifestações contrárias à Ebserh.

Além de fechar o prédio da Reitoria da UFPA, onde deveria acontecer a reunião, os manifestantes também ocuparam o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), para onde os conselheiros se dirigiram para participar da votação. Houve tumulto na entrada do centro.

Logo após declarar aberta a sessão, o presidente do Consun e reitor da UFPA em exercício, Horácio Schneider, acabou cercado e foi empurrado pelos manifestantes, que ocuparam o palco do centro de eventos. Schneider então definiu que a votação precisaria ser feita a distância, “a fim de preservar a segurança dos votantes e também o patrimônio da UFPA”. Ele declarou que a sessão permanecia aberta e se retirou do local.

Na saída dos conselheiros do CEBN, mais tumultos: manifestantes perseguiram o reitor em exercício da UFPA até o Centro de Capacitação, onde houve tentativa de quebra-quebra.

Segundo a assessoria de comunicação da UFPA, a Secretaria Geral dos Conselhos Superiores enviou mensagens para cada conselheiro informando a realização da votação eletrônica e solicitando que os representantes da comunidade e unidades acadêmicas da instituição manifestem seu voto. Os primeiros votos começaram a chegar ainda ontem. Segundo a UFPA, o resultado será divulgado assim que a votação estiver concluída.

Protestos

Os manifestantes argumentam que a possível adesão dos hospitais universitários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares seria uma quebra de autonomia da universidade - colocando serviços públicos sob a autonomia da iniciativa privada. “Os hospitais universitários são unidades de formação de ensino, pesquisa, extensão e assistência à população carente. A empresa irá trazer muitas possibilidades de alteração no sistema de atendimento que é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e na própria natureza no aspecto acadêmico”, diz a diretora adjunta da Associação de Docentes da UFPA (Adufpa), Suelene Pavan.

Os manifestantes afirmam ainda que há necessidade de ampliação do debate sobre o tema junto à comunidade acadêmica. Segundo Diego Silva, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde o ano passado há solicitação para discutir a questão. “Até agora houve apenas uma apresentação dos problemas financeiros dos hospitais. É impossível que uma universidade do tamanho da UFPA consiga realizar este debate em apenas um mês. Seria viável a ampliação do debate até abril. Há prazo até julho de 2014 para a adesão da empresa”.

Respostas

Integrantes do conselho e representantes da administração da UFPA mais uma vez negaram a possibilidade de privatização do atendimento.

O representante dos estudantes no Consun, Nelson Nasser, criticou os atos. “Sou contra manifestação antidemocrática e agressão física para evitar votação. Já tivemos tempo e acesso a documentos e informações suficientes para votar”.

“A decisão será tomada pelo Consun e não abriremos mão disso. Nenhum segmento da universidade pode impor decisões. Os membros do conselho devem debater e votar. Isso é garantir a autonomia e a democracia na universidade”, declarou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias