plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Concurso da Polícia não será anulado, diz Uepa

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), a Universidade do Estado do Pará garantiu o prosseguimento do concurso público da Polícia Civil, embora o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) tenha pedido a anulação do certame (C-169 e C-170), para os

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), a Universidade do Estado do Pará garantiu o prosseguimento do concurso público da Polícia Civil, embora o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) tenha pedido a anulação do certame (C-169 e C-170), para os cargos de delegado, investigador, papiloscopista e escrivão. Esta semana, uma ação civil pública foi ajuizada pela 8ª promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Elaine Carvalho Castelo Branco, com requerimento de liminar contra o Governo do Pará e a Uepa, organizadora da seleção.

O coordenador do concurso, Delmo Oliveira, falou sobre alguns pontos citados pelo MPE como irregulares no processo seletivo. Ele respondeu sobre a presença de policiais civis em todos os locais de prova. “Quando você realiza um concurso para a segurança pública, qualquer que seja a corporação, você está lidando com pessoas que podem vir fazer a prova armados. Os civis não podem recolher a arma, então as polícias nos dão apoio neste sentido”, alegou o coordenador.

De acordo com Oliveira, até o momento, a Uepa não foi citada e nem notificada oficialmente sobre decisão liminar de ação civil pública referente ao Concurso da Polícia Civil. O coordenador informou que a universidade e a Procuradoria Geral do Estado só irão se manifestar quando forem comunicadas pela Justiça. Além da Uepa, participaram da entrevista coletiva representantes da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Polícia Civil (PC).

ETAPAS

Na ocasião foi divulgado também o resultado definitivo da prova oral do concurso, correspondente à penúltima subfase da primeira etapa da seleção. O resultado está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira e no site da Uepa concursos, onde os candidatos podem fazer o acompanhamento individual da seleção.

>> Acesse a página de acompanhamento do concurso para delegado

>> Acesse a página de acompanhamento do concurso para os outros três cargos

Foram aprovados nesta fase 430 candidatos, divididos entre os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. A Prova Oral foi realizada entre 4 a 8 de novembro, em Belém. Os candidatos tiveram que responder às perguntas da banca examinadora sobre direito penal, processual penal, direito administrativo e constitucional. Segundo a Uepa, não foi permitido o uso de nenhum tipo de consulta durante a avaliação, que observou domínio do conteúdo, segurança, capacidade de argumentação e síntese, fluência verbal, emprego correto do padrão culto da língua portuguesa. A Prova Oral valeu dez pontos e foi considerado aprovado o candidato que alcançou, no mínimo, a nota sete na pontuação.

A próxima etapa é a Investigação Criminal e Social, de responsabilidade da Polícia Civil do Pará. Os candidatos devem entregar a documentação nos dias 9 e 10 de dezembro, no Protocolo da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, de 8h às 14h. Na página de acompanhamento do concurso será disponibilizada uma Ficha de Informações Confidenciais (FIC), que deve ser preenchida e anexada aos documentos descritos. Os documentos solicitados devem ser entregues em envelope lacrado, devidamente assinado, para posterior encaminhamento à Comissão do concurso.

O concurso da Polícia Civil é formado por duas etapas, ambas de caráter eliminatório. A primeira etapa, realizada sob a responsabilidade da Uepa, abrangeu seis subfases: Prova Objetiva; Prova de Capacitação Física; Exames Médicos; Exame psicológico; Prova Oral; e ainda a Investigação criminal e social, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Polícia Civil do Pará. A Prova Objetiva de múltipla escolha foi aplicada em Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. As demais subfases da primeira Etapa foram realizadas na capital do Estado.

A segunda etapa corresponde ao Curso Técnico Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no Município de Marituba/PA. O resultado do recurso e o resultado final da 1ª Etapa do Concurso serão no dia 6 de janeiro.

Serviço: a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa fica na rua do Una, 156 – Telégrafo

(DOL com informações da Uepa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias