plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jornalismo da UFPA é um dos piores do país

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará é um dos piores do Brasil, recebendo o conceito 1 entre os cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Para estarem em um

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará é um dos piores do Brasil, recebendo o conceito 1 entre os cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima. O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o Ministério da Educação, será divulgado no final deste mês.

A nota bruta do curso de jornalismo da UFPA (geral) foi de 10,58. Já a do componente específico foi de 15,82. Participaram 32 dos 41 alunos inscritos no curso. Para fazer uma comparação, o mesmo curso ministrado na Universidade federal de Minas gerais obteve conceito 5. De 57 alunos participantes de um total de 65 inscritos, a nota bruta foi de 53,18 e por componente específico de 62,66. Dos 276 cursos de jornalismo no Brasil avaliados pelo MEC, somente oito tiveram o mais baixo conceito do exame, à exemplo da UFPA, todos com nota 1.

O único curso entre as instituições paraense que obteve a nota máxima foi o de Secretariado Executivo da Universidade do Estado do Pará, em Belém. O conceito 4 foi obtido por oito instituições de ensino paraenses, todos da rede privada, incluindo o curso de Jornalismo da Faculdades Integradas do Tapajós, em Santarém. O conceito 3 foi obtido por 22 instituições. No Pará foram avaliados 101 cursos, sendo que dois deles ficaram sem conceito por causa do baixo número de alunos participantes.

Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado.

Enade

O Enade é uma prova aplicada pelo governo federal para verificar o aprendizado de estudantes de graduação, ingressantes e formandos de acordo com o conteúdo programático de cada curso. Avalia a qualidade dos cursos e das instituições, sendo obrigatório para quem for selecionado e indispensável para a emissão do histórico escolar. A nota individual do aluno não é divulgada, mas apenas a geral do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos.

O DIÁRIO tentou contato com a assessoria da UFPA, no início da noite de ontem, mas não conseguiu.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias