plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Livro reúne frases de ‘Máximas do Dirceu’

Dirceu era admirado por Millôr, Jaguar e Henfil, que se inspirou nele para criar o personagem Ubaldo, o paranoico”, conta o escritor Zuenir Ventura, sobre o jornalista, escritor e cartunista mineiro Dirceu Ferreira, que lança pela Editora Gutenberg o livr

Dirceu era admirado por Millôr, Jaguar e Henfil, que se inspirou nele para criar o personagem Ubaldo, o paranoico”, conta o escritor Zuenir Ventura, sobre o jornalista, escritor e cartunista mineiro Dirceu Ferreira, que lança pela Editora Gutenberg o livro ‘Máximas do Dirceu’, uma coletânea de frases bem humoradas e ácidas. Polêmicas e inteligentes, as opiniões curtas do autor fazem críticas à sociedade atual de forma provocativa e descontraída. As centenas de hilariantes frases são acompanhadas de desenhos do cartunista Nani.

No livro, é possível encontrar frases, charges e alguns fac-símiles de cartas e bilhetes de figuras importantes do cenário cultural brasileiro que influenciaram Dirceu e ao mesmo tempo foram influenciadas por seu trabalho, como Carlos Drummond de Andrade, Ziraldo, Henfil, Zuenir Ventura e até mesmo o jogador de futebol Tostão, que assina o prefácio da obra.

Começou sua carreira de humor no Correio de Araxá e foi lançado nacionalmente no Pasquim, por Ziraldo, que relata: “Dirceu faz mais de cem frases por dia. Como qualquer ser humano normal. Todas engraçadas, eis a diferença”. Foi também colaborador regular no Estado de Minas e na Folha de S.Paulo.

Na visão do filósofo Mário Sérgio Cortella, “as frases do Dirceu são humoradas e inteligentemente percucientes, bem afiadas e, como diz Ariano Suassuna, com memória de cachorro vingativo”.

As críticas do jornalista têm a capacidade de provocar e despertar a admiração de leitores das mais variadas idades e gostos. Ao relatar cenas do cotidiano brasileiro com maestria, consegue promover ao mesmo tempo uma reflexão e uma risada, pois, como afirma Zuenir Ventura, “seus trocadilhos não são meros jogos de palavras”.

O próprio autorretrato do escritor já revela sua faceta humorística: “Meu nome é Dirceu Alves Ferreira. Nasci em Araxá, Minas Gerais (e os leitores vão me perdoar a dupla esnobação), em 1941. Quanto à minha velhice em si, embora alguns a vejam como uma fase bela, juro que jamais sentirei saudades dela. Por causa da minha faixa etária, inclusive, um geriatra amigo meu me garantiu que, se eu continuar envelhecendo como estou, inevitavelmente sofrerei distúrbios fisiológicos que me levarão à morte. Ainda vivo por pura rejeição do lado de lá (rejeição dele, não minha). Politicamente, sou de esquerda, embora a direita diga que ela não existe. Acho o capitalismo selvagem um pleonasmo”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias