Esporte / Outros Esportes

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Iliarde trabalha o psicológico para luta no UFC

Quarta-Feira, 12/06/2013, 22:06:41 - Atualizado em 12/06/2013, 22:13:10 Ver comentário(s) A- A+

Iliarde trabalha o psicológico para luta no UFC (Foto: Daniel Costa/DOL)
Iliarde Santos (de calção verde) vai representar o Pará ao lado de Lyoto Machida no UFC Rio 163 (Foto: Daniel Costa/DOL)

O paraense Iliarde Santos, 32 anos, está se preparando com força para lutar o Ultimate Fighting Championship (UFC) 163, marcado para  3 de agosto deste ano, no Rio de janeiro (RJ). Esta será sua segunda luta no maior evento de MMA (Mixed Martial Arts) do planeta, e ele vai enfrentar o americano Ian McCall, 29 anos, atualmente 3º colocado no ranking da categoria mosca.

Treinando em Belém com o Marajó Brothers Time, dirigido pelo técnico Frankiko, Iliarde está focando em pelo menos quatro artes-marciais para se igualar ao seu adversário.

“O Ian é um cara completo: bom de chão e em pé. Por isso eu estou treinando forte o Boxe com a Ulisses Pereira, o Muay Thai, o Wrestling (luta Greco-romana) e também estou aperfeiçoando o meu Jiu-Jitsu”, revelou o lutador.

Além da preparação física e técnica, Iliarde também está centrando na parte psicológica, para tentar não sentir muito o emocional, como aconteceu na sua primeira luta no UFC, quando foi nocauteado pelo também paraense Yuri Marajó.

“Eu e minha equipe estamos conversando muito para que meu psicológico não seja afetado. Eu pensava que não ia sentir o peso do UFC pela experiência que tenho, mas quando entrei para a luta fiquei impactado e até dei uma travada durante o combate com o meu amigo Marajó. Agora estou baixando de categoria e vão me colocar para lutar com um top 10 do peso mosca, acredito que estão me dando esta oportunidade por causa da minha experiência também”, analisa o lutador.

TREINADOR

Para Frankiko, o fato de Iliarde ser colocado logo para lutar contra um atleta bem colocado na categoria também pode servir para que o evento o teste e possa ter alguma desculpa para quebrar o contrato com o paraense, caso perca novamente.

"A gente está preparando o Iliarde para tudo, para todos os cenários. Ele tem um contrato de quatro lutas com o UFC, mas eles podem utilizar uma derrota para quebrar este acordo. Porém, não podemos afirmar que seja isso mesmo, é apenas uma hipótese. E é até por isso que vamos prepará-lo para vencer bem, porque uma vitória vai alavancar a carreira dele no evento", avaliou o treinador Frankiko.

Além das discussões extra-luta, o técnico de Iliarde vai utilizar o período de treinamento para reforçar o Muay Thai e Wrestling do atleta, pontos que ele considera mais vulneráveis do paraense.

"O Iliarde treinou muito tempo de Boxe e tem certa dificuldade no Muay Thai, por isso vamos centrar nesta arte-marcial. O Wrestling também é algo que devemos melhorar e para solucionar este problema contratamos o Yuri Estevam (Anão), que foi durante 10 anos da seleção brasileira de luta olímpica. Com este treinamento forte em dois períodos, acreditamos que o Iliarde pode garantir uma boa vitória", acredita.

Faixa preta segundo grau de jiu-jitsu, Iliarde Santos possui um cartel de 27 vitórias, sete derrotas e um empate no MMA. Ian MacCal tem 11 vitórias, quatro derrotas e um empate em sua história no esporte, mas vem de duas derrotas no UFC.

(Felipe Melo/DOL)

Leia também:

Comentários