plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA vai adotar o Enem como única seleção

A Universidade Federal do Pará (UFPA) optou por deixar de utilizar o vestibular tradicional como forma de ingresso. Para os candidatos que pretendem estudar na instituição a partir de 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servirá como único proces

A Universidade Federal do Pará (UFPA) optou por deixar de utilizar o vestibular tradicional como forma de ingresso. Para os candidatos que pretendem estudar na instituição a partir de 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servirá como único processo seletivo.

A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (3), pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), presidido pelo reitor Carlos Maneschy e divulgada na página oficial da universidade.

Além disso, o Consepe também determinou que uma parcela do número total de vagas da Instituição será destinada ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com a deliberação do Conselho, essa porcentagem foi firmada em até 20%.

ORÇAMENTO

O argumento para a adoção do Enem como única etapa teve motivação orçamentária. No dia 11 de abril, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.799, que assegura a isenção total do pagamento da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais a estudantes de baixa renda. O direito está garantido a alunos de escola pública e bolsistas integrais da rede particular. O decreto já passa a vigorar para os próximos vestibulares e valerá para candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por integrante da família. Algumas instituições federais, entre elas a UFPA, já adotavam critérios para a isenção total ou parcial da taxa de inscrição.

Até 2013, a UFPA adotou a inscrição no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal - que estabelece renda de meio salário mínimo per capta - como critério de comprovação da baixa de renda para garantir a isenção da taxa de inscrição. Agora, com a nova Lei, o direito de isenção vai além do CadÚnico e será garantido a qualquer aluno de escola pública ou bolsista integral da rede particular. Isso iria abranger cerca de dois terços dos candidatos ao Processo Seletivo da UFPA em 2014, considerando que, em 2013, 60% dos inscritos eram oriundos da rede pública.

REPERCUSSÃO

A notícia, publicada no site da UFPA, pegou estudantes de surpresa. Na noite desta segunda-feira (3), o nome da universidade estava entre os assuntos mais comentados no Twitter.O internauta ‏@HarifeViegas escreveu “UFPA assim como outras federais aderiu somente ao ENEM como forma de ingresso na instituição. É o fim da autonomia universitária. #Reuni”.

Já o tuiteiro @uiNeguinho_ escreveu: “Aff a UFPA adotou o Enem, la vai eu ter que fechar a Alm.Barroso... vamos a luta??”

Para ‏@mariamanajas “A cada ano fica mais difícil de passar no vestibular. Justo no meu ano a UFPA quer deixar pior....”

Segundo Renato Assunção, diretor de comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a reunião foi feita sem a participação de representantes estudantis. O diretório promete procurar a reitoria para solicitar uma audiência pública sobre o assunto.

Caso a reitoria não volte atrás, eles irão pedir a revogação da decisão através do Cosul (Conselho Universitário), órgão máximo de consulta e deliberação da universidade.

(Antonio Santos/DOL, com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias