plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tradição se mantém com dificuldades

Levou apenas cerca de 50 minutos para percorrer os 1300 metros no entorno da Igreja Matriz ontem pela manhã. Apesar do tempo reduzido, a procissão de Corpus Christi de Capanema, no nordeste do Estado, fez jus à fama e agradou os devotos que percorreram o

twitter Google News

Levou apenas cerca de 50 minutos para percorrer os 1300 metros no entorno da Igreja Matriz ontem pela manhã. Apesar do tempo reduzido, a procissão de Corpus Christi de Capanema, no nordeste do Estado, fez jus à fama e agradou os devotos que percorreram o belo caminho enfeitado por tapetes de serragem colorida. No entanto, uma das mais importantes manifestações religiosas do Estado resiste enfrentando dificuldades financeiras. Frei José Rodrigues de Araújo, pelo primeiro ano à frente da festividade, conta que se a falta de apoio do poder público persistir, o futuro dos belos tapetes de Capanema é incerto.

Ele confessa que se não fosse a ajuda da Prefeitura Municipal de Capanema e de colaboradores, seria difícil estender os tapetes este ano. “A maior parte das pessoas que confeccionam o tapete são grupos de jovens. Eu vou pedir dinheiro pra eles?”, questiona. Apenas para pagar parte da tinta usada para colorir as serragens foram gastos R$ 17 mil. Os motivos que formam imagens nos tapetes deste ano lembravam a Jornada Mundial da Juventude e o Ano da Fé.

Mesmo tendo que superar desafios, a organização da festividade contou com apoio da iniciativa privada local e de eventos que ajudaram a angariar fundos para arcar com as grandes despesas. Este ano, pela primeira vez, uma exposição de arte sacra com cerca de 250 peças integra a festividade de Corpus Christi. Inaugurada no dia 16 de maio, a mostra é uma celebração aos 400 anos dos Capuchinhos no Brasil. Atraindo cerca de 35 mil pessoas, segundo a organização, a festividade de ontem contou com a presença do arcebispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, que lembrou em sua homília a importância da família e da eucaristia.

O tema da festa deste ano foi “Eis-me aqui, Senhor! Eu creio, mas aumentai a minha fé!”. A procissão partiu da Igreja Matriz após missa campal que começou por volta das sete horas. Na chegada da romaria, uma nova celebração foi realizada.

A caminhada foi seguida por pessoas de todas as idades. Gabriel Corrêa, 13 anos, mesmo com o calor, estava animado com a romaria. Ele também contribuiu durante o dia anterior na montagem de parte dos tapetes. “A gente trabalhou a noite toda pra deixar tudo bonito. Não tô cansado, não. Jesus fez tanto pela gente, por que a gente não pode fazer um pouco por ele?”, pergunta o menino. Suely Silva, 48 anos, tia de Gabriel, acredita que o envolvimento de jovens na igreja pode ajudar a diminuir problemas como a violência, por exemplo. “O mundo tá muito virado. É importante os meninos se envolverem em eventos como esse. Jesus é paz. Se a gente não pode salvar todo mundo, salva pelo menos quem pode”, fala a devota.

Antônia Roumão, 77 anos, desde 1988 mora em uma das ruas paralelas à Igreja Matriz. Com um pequeno altar adornado com imagens de Jesus e Virgem Maria, a fiel acompanhou tranquila a passagem do Ostensório, a peça utilizada para transportar solenemente a hóstia durante a procissão. Pra mim, é um momento de alegria, mas também de saudade. Sinto Jesus mais perto, mas lembro de quem já foi, como meu marido”, comenta emocionada. Uma missa às sete da noite fechou oficialmente a festa de Corpus Christi de Capanema deste ano.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias