plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pesquisador alerta para crimes virtuais

Um espaço sem fronteiras, com limites difíceis de serem definidos, mas que ainda assim obedece às mesmas regras que precisamos seguir fora dele. Com a popularização da tecnologia e das redes de computadores, os chamados crimes informáticos, e-crimes, cybe

Um espaço sem fronteiras, com limites difíceis de serem definidos, mas que ainda assim obedece às mesmas regras que precisamos seguir fora dele. Com a popularização da tecnologia e das redes de computadores, os chamados crimes informáticos, e-crimes, cybercrimes, crimes eletrônicos ou crimes digitais aumentam proporcionalmente. Apenas em 2012, 28,3 milhões de brasileiros foram vítimas deste tipo de delito, que causaram um prejuízo equivalente a 15,9 bilhões ao país, segundo a corporação especializada em segurança virtual Symantec.

Na última quarta-feira (22), o mestre em Direito Penal e Criminologia, Spencer Toth Sidow, da Universidade de São Paulo (USP), esteve em Belém lançando o livro “Crimes Informáticos e Suas Vítimas”. Na publicação, o especialista aborda de que forma as vítimas de crimes virtuais são corresponsáveis pelos delitos. “Se uma pessoa estranha ou site nitidamente falso pede o número do cartão de crédito e a pessoa, de forma irresponsável, dá, a culpa de ser vítima de estelionato também é dela. É como se eu defendesse alguém que foi atropelado porque pulou em cima de um carro em movimento”, compara.

Segundo o professor Sidow, os crimes mais comuns na internet são os patrimoniais, como o estelionato, crimes contra a propriedade intelectual, como reprodução ou apropriação indevida de peças com direitos autorais e falsidade ideológica. No entanto, no topo do ranking, segundo o especialista, estão os crimes contra a honra, como calúnia e difamação. “As pessoas se sentem muito seguras atrás de um computador, pensam que estão imunes e que nada vai acontecer a elas. É importante que se tome ciência de que você tem responsabilidade por tudo que faz na internet. Difamar alguém no Facebook, por exemplo, é crime”, alerta.

Graças a um tutorial ensinando como detectar e evitar uma adulteração em um caixa eletrônico do banco Itaú, o professor Spencer ganhou grande repercussão no Youtube, popular site de compartilhamento de vídeos. “Existem muitos sistemas de adulteração. Como caixas eletrônicos são iguais em todo o mundo, as pessoas não atentam para os detalhes”, explica Sidow.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias