plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasil só foi habitado 30 anos após descoberta

Apesar de ter sido descoberto no dia 22 de abril do ano de 1500 pelo velejador português Pedro Alvares Cabral, o Brasil, só passou a ter importância para os lusos cerca de 30 anos mais tarde. De acordo com a história, o Brasil teria sido descoberto, apes

Apesar de ter sido descoberto no dia 22 de abril do ano de 1500 pelo velejador português Pedro Alvares Cabral, o Brasil, só passou a ter importância para os lusos cerca de 30 anos mais tarde.

De acordo com a história, o Brasil teria sido descoberto, apesar das controvérsias, após a mudança de rumo das caravelas da expedição que Cabral conduzia em direção as índias, causada por uma tempestade.

Quando aportou com suas naus na atual cidade bahiana de Porto Seguro, o português realizou todo o protócolo costumeiro. Entre eles, a celebração da primeira missa, o batismo da terra e a finalização da carta de Pero Vaz de Caminha, documento que narrava à coroa portuguesa o que foi encontrado na grande ilha.

Mesmo a narrativa de Caminha observando que ali "tudo que se planta dá", a exploração do Brasil dependeu da conjuntura internacional para que fosse iniciada.

A exemplo do que acontece nos dias de hoje foi preciso definir qual o papel de cada lugar dentro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), onde ao Brasil foi determinada a função de colônia explorada, fornecedora de matérias primas como as chamadas "drogas do sertão".

E esse papel só foi determinado com certa urgência a partir da crise do comércio com as índias agravado pelo monopólio das cidades italianas de Genova e Veneza que viviam o auge do Renascimento Cultural.

Foi a partir de 1530 que a troca de matérias como a madeira e as próprias drogas do sertão se intensificaram através do escambo, prática onde os índios eram "comprados" pelos colonizadores em troca de algumas bugingangas para ajudá-los na exploração do solo.

Nesta data, 22 de abril de 2013, o Brasil comemora 513 anos de fundação. Entre as muitas missões na nova Organização Internacional do Trabalho (OIT) estão a de conduzir um bloco econômico e continental cheio de limitações, mas com potencial de crescimento incontestável.

(Kleberson Santos/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias