plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Detran paralisa hoje e decide greve na quinta

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fazem, hoje, mais um dia de paralisação. Em estado de greve desde a última sexta-feira, eles realizam uma assembleia, às 8h, no portão de entrada do órgão, na avenida Augusto Montenegro para deci

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fazem, hoje, mais um dia de paralisação. Em estado de greve desde a última sexta-feira, eles realizam uma assembleia, às 8h, no portão de entrada do órgão, na avenida Augusto Montenegro para decidir a data do início da greve.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Sindetran-Pa), Elison Oliveira, diz que a data do início da greve, que ainda vai ser aprovada pela assembleia, deve ser a próxima quinta-feira (25) para que o movimento não corra o risco de ser declarado ilegal. Eles também devem decidir se vão continuar paralisados até lá.

A principal motivação da greve é o Programa de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR). “Faz um ano que o governo apresentou a proposta, mas a categoria não tem acesso”, afirma Elison. “Ou já foi engavetado ou o governo alterou tanto a proposta que deverá ser encaminhada para a Assembleia (Legislativa) sem vantagem nenhuma para o servidor, mas nós vamos ficar em greve até que ele apresente uma cópia”.

Os servidores também exigem que a revogação das contratações de temporários “indicados por políticos”. “Estão transformando o Detran numa espécie de base eleitoral”, acusa Elison que promete divulgar todos os nomes dos temporários durante a assembleia de hoje. Os servidores querem que seja realizado concurso público.

Ele denuncia ainda que estaria havendo uma conversa “por baixo dos panos” entre o Detran e a Autarquia da Mobilidade Urbana (Amub) para que sejam repassados ao município “o que é competência do Estado” o que, segundo ele, geraria “uma poderosa indústria de multas”.

O sindicalista denuncia ainda a contratação de empresas sem licitação e o “sucateamento” do órgão que estaria arrecadando hoje (cerca de R$ 250 milhões, segundo ele) somente a metade do que poderia estar arrecadando por falta de investimentos. O estado tem, segundo Elison, somente 48 Ciretrans (Circunscrições de Trânsito), ou seja, só alcança um terço dos municípios ou 30%, quando a média em outros estados seria 50%. Segundo ele, o órgão tem só 300 agentes para fiscalizar uma frota de cerca de 1,3 milhão de veículos.

Esse fato seria o responsável pelos altos índices de acidentes de trânsito no Estado (80% dos leitos hospitalares estaria sendo ocupados por acidentados, segundo o sindicalista) “e o Detran não faz nada”.

DETRAN

Em nota oficial divulgada na sexta-feira (19), o diretor geral do Detran, Walter Pena, afirma que embora reconheça o direito de greve dos servidores, “repudia todo e qualquer ato contra a regular prestação dos serviços ofertados pela autarquia, como a obstrução do acesso à vistoria veicular, em afronta aos interesses da população em geral e dos servidores que não aderiram ao movimento, o que desrespeita o direito de ir e vir previsto na Constituição Federal”. O Detran informou, ainda, que o Programa de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), uma das motivações do estado de greve, “está em processo de análise, seguindo os trâmites inerentes à gestão pública”.

A direção geral “visando evitar eventuais prejuízos aos usuários dos serviços do Detran”, comunica a prorrogação do prazo final para o licenciamento dos veículos com placa finalizada no intervalo 72 a 92, até hoje segunda-feira (22). Segundo a nota, o serviço de atendimento ao público operou na sexta-feira, “com cerca de 70% do total do seu efetivo, na sede localizada na avenida Augusto Montenegro e nos demais postos de atendimento do interior do Pará”.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias