plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sespa coordena borrifação contra a malária

Com o objetivo de eliminar o vetor transmissor da malária, a fêmea do mosquito Anopheles, foi montada na tarde desta quarta-feira (17), no conjunto Grajaú, no bairro do Icuí, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, uma força tarefa para a borrifação

twitter Google News

Com o objetivo de eliminar o vetor transmissor da malária, a fêmea do mosquito Anopheles, foi montada na tarde desta quarta-feira (17), no conjunto Grajaú, no bairro do Icuí, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, uma força tarefa para a borrifação de fumacê com inseticida no entorno da área considerada criadouro do mosquito.

A ação foi realizada pelos técnicos do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) sob a supervisão do coordenador da Unidade de Borrifação Vetorial (UBV) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Argemiro Coelho, com o apoio do 1º Centro Regional de Saúde (CRS).

A equipe foi composta por seis agentes distribuídos em três grupos. Segundo o supervisor do Departamento de Vigilância Ambiental da Sesau, Análio Ricardo Neto, a intenção é espalhar o produto em toda a área atingida, priorizando os locais considerados de risco. Ele ressaltou que o trabalho vai continuar nesta quinta-feira, 18, em dois horários, no início da manhã e no final da tarde. “Após a borrifação, a orientação é que a população abra portas e janelas para que o inseticida tenha ação dentro das residências”, afirmou.

A medida de emergência foi tomada quando a Sespa teve conhecimento de 33 casos de malária confirmados em curto espaço de tempo em alguns moradores do local. O coordenador da UBV da Sespa, Argemiro Coelho, destacou que a secretaria de imediato reuniu ações para a prevenção de novos casos, além de prestar assistência aos pacientes atingidos.

Técnicos da Sespa foram enviados ao bairro para avaliar possíveis focos do mosquito da malária, quando encontraram em um terreno próximo ao local, uma das espécies transmissoras da doença. Logo, os agentes iniciaram a busca ativa da coleta de sangue para o diagnóstico da doença e o tratamento supervisionado do paciente.

Foram sugeridas ações para a prevenção dos casos no local, como a implantação de uma unidade de diagnóstico e tratamento na sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. Além disso, foi orientado ao 1º CRS o envio de um documento à Prefeitura Municipal de Ananindeua, solicitando a limpeza e a drenagem do terreno com suspeita de criadouro do mosquito.
Argemiro Coelho afirmou que a Sespa continuará as ações para diminuir a infestação do mosquito da malária no bairro. “É importante ressaltar que para garantir a eficácia é necessário que os pacientes continuem o tratamento até o final. Os técnicos da Sespa visitam os pacientes durante os sete dias de medicação”, afirmou. A estratégia da Sespa é fazer a borrifação durante três dias seguidos, dando intervalo de sete dias e retornando ao bairro para mais três dias de aplicação do produto.

Quadro geral da doença

Houve uma redução de 75% no número de casos confirmados este ano em relação ao ano passado. Em 2013, até agora foram registrados 9.941 casos de malária no Pará contra 40.509 no mesmo período do ano passado.

Em conjunto com os municípios, a Sespa realiza ações de prevenção para o combate da malária no Pará, incluindo a distribuição de mosquiteiros, testes rápidos, microscópios, motos e rabetas (pequenos barcos com motor), para o fortalecimento das ações em todo o Estado, principalmente nos municípios considerados prioritários.

Ano passado, além da distribuição dos 90 mil mosquiteiros enviados pelo Ministério da Saúde, a secretaria iniciou a entrega de mais 60 mil mosquiteiros impregnados com inseticida não venenoso nos municípios prioritários, ou seja, aqueles onde o número de casos da doença ainda é alto.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias