plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Acordos salariais tiveram aumentos reais em 2012

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou nesta terça-feira (20), em caráter nacional envolvendo os 18 escritórios em todo o Brasil, o balanço com o resultado das negociações salariais no país em 2012.De acord

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou nesta terça-feira (20), em caráter nacional envolvendo os 18 escritórios em todo o Brasil, o balanço com o resultado das negociações salariais no país em 2012.

De acordo com o Dieese, estes dados refletem os resultados de 704 negociações coletivas realizadas em todo o Brasil, coletadas pelo SAS-DIEESE – Sistema de Acompanhamento de Salários.Segundo o estudo, em 2012, aproximadamente 95% das 704 unidades de negociação analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) conquistaram aumentos reais de salários, na comparação com a evolução Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Ou seja, em cerca de 95% das negociações acompanhadas, o percentual total de majoração dos salários superou a mera reposição da inflação, conforme indicado pela variação do INPC-IBGE.

Por outro lado, aponta o Dieese, cerca de 4% das negociações conquistaram reajustes em percentual igual a este índice de inflação, e apenas 1% obteve reajuste abaixo. O aumento real médio observado nas negociações foi de 1,96% acima do INPC-IBGE.

No balanço dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012, quando foram analisados os resultados de 370 unidades de negociação, o percentual de reajustes acima da inflação, sempre na comparação com a evolução do INPC-IBGE, foi ligeiramente maior, em torno de 97%, e o aumento real médio, por sua vez, 2,23%.

Apesar do recuo no segundo semestre, 2012 se manteve como o melhor ano para as negociações dos reajustes salariais entre os analisados pelo DIEESE desde 1996. Neste balanço no Pará e nos demais escritórios do DIEESE no Brasil serão apresentadas algumas das principais características dos reajustes salariais negociados em 2012. Por uma questão metodológica, eles serão comparados aos reajustes obtidos pelas mesmas 704 unidades de negociação nos quatro anos anteriores, completando, assim, um panorama de meia década de negociação dos reajustes salariais.


(DOL, com informações do Dieese)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias