plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasil tem o pior crescimento econômico do Bric

O crescimento da economia do Brasil em 2012 foi o pior entre os países do Bric (bloco que inclui também Rússia, Índia e China) e ficou acima apenas do resultado na Europa. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no ano passado, a ec

twitter Google News

O crescimento da economia do Brasil em 2012 foi o pior entre os países do Bric (bloco que inclui também Rússia, Índia e China) e ficou acima apenas do resultado na Europa. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no ano passado, a economia da China avançou 7,8%, a da Índia cresceu 5,0% e a da Rússia subiu 3,4%, sempre na comparação de 2012 com 2011. A economia mundial, por sua vez, cresceu 3,2%.

Somente as economias europeias tiveram desempenho pior do que a brasileira. A zona do euro como um todo teve recessão de 0,5% no ano passado. Cresceram pouco a Alemanha (0,9%) e a França (0,1%) enquanto tiveram recessão, com queda no PIB, Portugal (-3,2%), Itália (-2,2%), Espanha (-1,4%) e Reino Unido (-0,1%). Nos Estados Unidos, o PIB deve ter crescido 2,2% em 2012.

A África do Sul também cresceu mais do que o Brasil, com avanço de 2,5% no PIB no ano passado. Na América Latina, o México cresceu 3,9%. Na Ásia, a economia japonesa avançou 1,9% e, a da Coreia do Sul, 2,2%.

No entanto, o coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Luís Olinto Ramos, considera impossível afirmar, pela comparação internacional, que as demais economias emergentes são menos afetadas pela crise internacional do que a brasileira. "Olhando 2012, o que a gente pode analisar é que há um crescimento pequeno de importações e exportações. Então, a relação com o resto do mundo, mal ou bem, teve algum problema", afirmou Olinto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias