plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Deputados escolhem quem presidirá a AL

Os deputados estaduais do Pará voltam ao trabalho nesta sexta-feira (1º) e já tem a missão de escolher quem presidirá a Assembleia Legislativa do Pará (AL) pelos próximos dois anos. A sessão iniciou às 9h e o voto é secreto. Durante o processo apenas os

Os deputados estaduais do Pará voltam ao trabalho nesta sexta-feira (1º) e já tem a missão de escolher quem presidirá a Assembleia Legislativa do Pará (AL) pelos próximos dois anos. A sessão iniciou às 9h e o voto é secreto.

Durante o processo apenas os deputados poderão ter acesso ao plenário. Assessores que costumam acompanhá-los nas sessões ficarão de fora.

Dois grupos disputam o comando da AL. De um lado, o deputado Márcio Miranda, que tem o apoio do governador Simão Jatene. Ontem, Miranda declarou estar confiante de que contará com 24 dos 41 votos. Na oposição está o bloco formado pelas bancadas do PT e PMDB, que juntas somam 16 votos. O candidato à presidência é o peemedebista Martinho Carmona. As articulações se estenderam pela madrugada. Os oposicionistas ainda acreditam que pode haver surpresas na votação de hoje.

Além do presidente, os deputados escolherão outros seis integrantes da mesa diretora. São dois vice-presidentes e quatro secretários. Desses, o mais disputado é o cargo de primeiro secretário, a quem cabe a função de administrador da casa, que tem um orçamento anual de R$ 250 milhões, superior ao de muitos municípios do Estado.

Na chapa de Carmona, o mais cotado para a primeira secretaria é o petista Airton Faleiro, mas ainda há possibilidade de o cargo ser oferecido a outro partido, caso seja necessário para garantir mais votos ao grupo.

Apesar do otimismo, o dia do candidato Márcio Miranda também foi de intensas negociações.

NOMES

A composição da mesa definida por Márcio Miranda, caso a chapa dele vença a eleição é: Junior Ferrari (PSD) como primeiro vice; Cássio Andrade (PSB) o segundo vice; Eliel Faustino (PR) primeiro secretário; Tião Miranda (PDT) segundo secretário; Ana Cunha (PSDB) terceira secretária e Tetê Santos (PSDB) , quarta secretária.

(DOL, com informações do Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias