plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Nove municípios terão votação biométrica em 2014

Nas eleições gerais de 2014, nove municípios paraenses votarão através do sistema de biometria. Os dois que já foram incluídos na eleição anterior: Peixe-Boi e Capanema e outros sete anunciados pelo novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TR

Nas eleições gerais de 2014, nove municípios paraenses votarão através do sistema de biometria. Os dois que já foram incluídos na eleição anterior: Peixe-Boi e Capanema e outros sete anunciados pelo novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), desembargador Leonardo Noronha Tavares, durante o discurso de posse no cargo, ontem, no início da noite.

Além dele, o novo corregedor e vice-presidente do órgão também foi empossado, o desembargador Raimundo Holanda Reis. A partir de 2014, os eleitores de Paragominas, Capitão Poço, Curuçá, Terra Alta, Castanhal, Barcarena e Ananindeua, que juntos somam quase 600 mil votos e se localizam no nordeste paraense, também terão urnas biométricas à disposição para votar.

O treinamento já está previsto para abril deste ano, visando adaptar os eleitores ao novo sistema de identificação por contato digital na urna eletrônica. O começo dos treinamentos depende da liberação dos recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cada eleitor tem um custo de R$ 6 para o TRE-PA. Até agora apenas 51 mil eleitores foram atingidos pelo novo sistema.

Leonardo Tavares acredita que tem um grande desafio pela frente com o pleito de 2014 e afirma que as eleições gerais são diferentes da municipal, porque é gerenciada pelo tribunal eleitoral e a eleição municipal fica a cargo das zonas eleitorais, cabendo ao TRE o julgamento dos recursos. “É uma eleição trabalhosa, mas vamos fazer um pleito tranquilo, com bom plano de trabalho”.

O novo presidente do TRE-PA também afirmou que há previsão de concurso público no órgão para este ano, mas apenas para algumas vagas, que serão anunciadas posteriormente.

INFORMATIZAÇÃO

Também anunciou a expansão da informatização do órgão no interior do Estado e das ações da Escola Judiciária, através dos juízes eleitorais, levando educação eleitoral aos estudantes de escolas públicas e privadas. O foco, segundo o desembargador, serão os jovens entre 16 e 18 anos e as crianças na formação de jovem eleitor consciente da importância do voto limpo e responsável.

O presidente que deixou o cargo, desembargador Ricardo Nunes, dirigiu a última eleição municipal do Pará e lembrou que em sua gestão começou a vigorar a Lei da Ficha Limpa que, na sua avaliação, foi um marco na história da Justiça Eleitoral do país. Na gestão Nunes também foram realizadas quatro eleições suplementares no Pará, após a cassação de prefeitos; além do plebiscito sobre a divisão do Estado, em 2011.

O governador Simão Jatene, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Raimunda Noronha, o presidente interino da Assembleia Legislativa Júnior Ferrari, o procurador regional eleitoral Igor Nery Figueiredo e o representante da OAB-PA, Robério D´Oliveira participaram da posse da nova diretoria do TRE-PA.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias