plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Desconto no IPVA de placas 71 a 91 vai até 3ª

Terça-feira (22) é o último dia de descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os donos de carros com finais de placas 71 a 91. A data do licenciamento destes veículos, junto ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran),

Terça-feira (22) é o último dia de descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os donos de carros com finais de placas 71 a 91. A data do licenciamento destes veículos, junto ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é 22 de março. O benefício do desconto é concedido quando o proprietário do veículo não tem multas e faz o pagamento integral do imposto dois meses antes do prazo final do licenciamento.

Os descontos são de 15% do valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O benefício não é cumulativo. O dono de veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, sem desconto.

“Caso o contribuinte receba notificação de multas pelos órgãos competentes, referente aos exercícios 2011 ou 2012, após o recolhimento em cota única, ele perderá os descontos, o que implicará no retorno do valor do desconto. Neste caso, o contribuinte deve se dirigir à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para fazer o recolhimento do referido débito”, informa a coordenadora do IPVA, Irene Raiol.

No site da Sefa, é possível consultar as datas e valores e optar pelo pagamento integral ou parcelado, além de emitir o Documento de Arrecadação Estadual, no Portal de Serviços (www.sefa.pa.gov.br), item IPVA Antecipação. O pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada e casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA é pago junto com o boleto de licenciamento anual do Detran.

Queda – O IPVA no Pará, em 2013, para carros usados, teve uma queda média de 10,5% em relação aos valores do ano passado. Para os veículos populares nacionais, a redução do valor do imposto, em média, foi de 13,9%. Para as motocicletas nacionais, o valor médio da redução foi de 3,2% e, para caminhões, a média da queda dos valores chegou 11,1%, em relação aos valores cobrados em 2012.

O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/ modelo. Segundo o estudo da fundação, o valor venal dos veículos fabricados entre 1983 e 2011 caiu, em média, 10,5% entre 2011 e 2012. Para mais informações, basta ligar para o call center da Sefa, 0800-7255533, ou acessar o site, área do Manual de Atendimento.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias