plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fiéis celebram São Sebastião até dia 20

Cerca de cinco mil devotos participaram na tarde de ontem(11), em Igarapé – Açu, nordeste do Estado, da tradicional caminhada de São Sebastião. Os fiéis carregaram nos ombros um tronco de árvore pesando mais de duas toneladas. Rezando Pai Nosso e uma Ave

Cerca de cinco mil devotos participaram na tarde de ontem(11), em Igarapé – Açu, nordeste do Estado, da tradicional caminhada de São Sebastião. Os fiéis carregaram nos ombros um tronco de árvore pesando mais de duas toneladas. Rezando Pai Nosso e uma Ave Maria, os devotos deram início, no bairro do Botafogo, a mais uma procissão de amor e devoção ao padroeiro da cidade.

A 119ª festa de São Sebastião começou alguns dias antes, quando um buraco com pouco mais de dois metros e meio foi cavado na praça da cidade para receber um tronco de árvore que é retirado da mata. O mastro, da espécie guaruba-cedro, pesa mais de dois mil quilos e é carregado nos ombros, por centenas de devotos que esperam receber graças através do santo. “Nós carregamos esse tronco em homenagem ao Menino Jesus. Através de São Sebastião esperamos alcançar nossas graças. Estou agradecendo pela saúde da minha família”, disse o devoto William Santos.

O mastro é enfeitado com folhagens e frutas regionais, uma forma de agradecer a produção anual. “As frutas representam a fartura de alimentos que virão nesse inverno, os agricultores vão plantar e a safra vai ser especial, graças à intercessão do nosso padroeiro”, disse o presidente da Associação do Mastro de S. Sebastião, Jota Leitão.

Durante o trajeto, os fiéis demonstraram muita perseverança. Eles, impressionantemente, levantaram por várias vezes o tronco. Homens e mulheres faziam força para carregar o mastro e chegar bem no final. “Apesar das dores e das marcas nos ombros vamos conduzir até o fim. O mastro de São Sebastião vai chegar ao seu destino”, disse exausto, Felipe Oliveira.

Durante o percurso de dois quilômetros e setecentos metros, muitas famílias prestam homenagens ao padroeiro da cidade. “Todos os anos enfeito minha casa para a passagem do santo. Meus filhos fazem questão de ajudar a carregar o mastro, me orgulho muito disso”, enfatizou a dona de casa, Francisca Lourenço. Devotos de outros municípios também participaram da festa. “É impressionante a força que eles fazem para carregar esse tronco. Acompanho praticamente todas as procissões da igreja (católica) e essa realmente marca pela fé”, disse o empresário Antônio Fialho.

Depois de quase duas horas de caminhada, os devotos chegaram à Praça de São Sebastião, onde o mastro foi erguido e celebrada uma missa campal. A igreja comemora durante toda semana a festividade do padroeiro de Igarapé – Açu.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias