plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Ontem clube comemorou seu aniversário de fundação

O dia primeiro de janeiro de 2013 marcou uma data particularmente especial para os apaixonados pela Tuna Luso Brasileira. Tradicional agremiação esportiva de Belém, e baluarte do futebol paraense, completou-se nesta terça 110 anos de fundação do clu

O dia primeiro de janeiro de 2013 marcou uma data particularmente especial para os apaixonados pela Tuna Luso Brasileira. Tradicional agremiação esportiva de Belém, e baluarte do futebol paraense, completou-se nesta terça 110 anos de fundação do clube, surgido em 1 de janeiro de 1903.

Ao contrário dos seus rivais Remo e Paysandu, a Tuna surgiu inicialmente não como uma agremiação esportiva, mas sim como uma agremiação cultural. Segundo conta o Grande Benemérito cruzmaltino Manoel Oliveira, Tuna é um termo utilizado em Portugal para designar grupos de estudantes que viajam por localidades para designar concertos musicais. “As tunas originalmente cantavam canções da tradição lusitana e sobre as saudades de Portugal.E assim foi em Belém, onde um grupo de 21 marinheiros portugueses montaram a, à época, Tuna Luso Caixeiral”, afirmou Manoel.

A Tuna originalmente era um grupo de música de muito prestígio, chegando a realizar diversos concertos no Theatro da Paz. A partir de 1906 a agremiação montou seu departamento náutico e ingressou nos esportes. Ainda hoje a Águia Guerreira é uma das maiores potências da regata paraense. O ingresso no futebol profissional se daria nos anos 30 e renderia ao clube nos anos seguintes 10 títulos estaduais, um título da Série B em 1985 e um da série C em 1992.

Desde os anos 60 atendendo pela nomenclatura Tuna Luso Brasileira, o clube se tornou referência em revelação de atletas. Foram das divisões de base do futebol cruzmaltino que iniciaram a carreira atletas como os ex-craques santistas Manoel Maria e Giovanni. Paulo Henrique Ganso, um dos últimos grandes jogadores revelados pelo futebol paraense iniciou sua carreira no futsal do clube.

EM NÚMEROS

10

títulos estaduais conquistados no futebol colocam a Tuna no patamar dos grandes do Pará. Além disso, clube faz bonito nos esportes náuticos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias