plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Deputados se mobilizam de olho na presidência

Até o dia 15 de dezembro os deputados estaduais vão escolher a nova direção do legislativo estadual para o próximo biênio 2013-2015. Até a semana passada havia dois nomes da disputa pela presidência da Casa, porém ontem outro nome foi apresentado na corri

Até o dia 15 de dezembro os deputados estaduais vão escolher a nova direção do legislativo estadual para o próximo biênio 2013-2015. Até a semana passada havia dois nomes da disputa pela presidência da Casa, porém ontem outro nome foi apresentado na corrida. Airton Faleiro (PT) é o terceiro candidato que poderá disputar a eleição. O candidato da base governista José Megale (PSDB) e Martinho Carmona (PMDB) já se articulam bem antes da eleição municipal. A data da eleição ainda não foi marcada pelo presidente da Casa, Manoel Pioneiro (PSDB), mas o regimento interno prevê que poderá ser realizada até o final do ano legislativo, que encerra em 15 de dezembro.

José Megale é o candidato da base governista e admite que tenta ainda que seu nome seja o consenso na eleição, tentando compor com PMDB e PT uma única chapa como a que ocorreu na última disputa que elegeu Manoel Pioneiro. “As candidaturas do PT e PMDB são naturais e legítimas, é típico do processo democrático. Mas o diálogo entre as bancadas está só começando, nada está definido, nem tem data marcada ainda da eleição”, define Megale. O tucano ressalta que tem um bom relacionamento com todas as bancadas, inclusive, com petistas e peemedebistas.

Já o líder do PMDB, Parsifal Pontes, afirma que o partido decidiu que terá candidato à presidência da AL e que é justo agora que o PSDB também tenha esse entendimento. “Nós do PMDB votamos no candidato do PSDB no primeiro biênio desse mandato. É natural querermos que no segundo biênio o partido do governo vote com o PMDB”, afirma Pontes.

No entanto, Parsifal também ressalta que as articulações ainda estão em fase de articulação inicial. Ele admite também que a bancada já conversou com o candidato do PSDB, mas que também já reuniu com o PT e que os dois partidos (PT e PMDB) poderão compor uma chapa juntos, em articulação com outras bancadas. “O candidato da bancada é o Martinho Carmona”, acentua o líder do PMDB na AL.

Já a decisão de apresentar candidato próprio no PT partiu da executiva estadual do partido, segundo o próprio Airton Faleiro. Mas o nome de Faleiro poderá ser trocado por Valdir Ganzer, se o deputado que está licenciado para tratamento de saúde aceitar a disputa.

Enquanto Ganzer não retoma as atividades parlamentares, Airton Faleiro articula a candidatura do partido na casa. PPS, Psol, PDT, PR e PV, que juntos somam seis deputados, são alvos da articulação petista para chegar à presidência da AL. Somados aos oito deputados da bancada do PMDB e os oito petistas, as duas maiores bancadas, esse grupo reúne 22 deputados, portanto, a maioria da Assembleia Legislativa. “É salutar para o debate democrático do Estado que se construa uma chapa de autonomia do Legislativo. O governo está construindo uma chapa da base aliada e nós podemos contrapor”, alega Faleiro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias