plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Luzes na passagem da santa durante a Trasladação

A quinta Romaria do Círio de Nazaré teve início pelas ruas de Belém poucos antes das 18h deste sábado (13). Com o anoitecer, velas e luzes da cidade iluminam a passagem da Imagem Peregrina nessa procissão que emociona muitos fieis e arrasta um número cada

A quinta Romaria do Círio de Nazaré teve início pelas ruas de Belém poucos antes das 18h deste sábado (13). Com o anoitecer, velas e luzes da cidade iluminam a passagem da Imagem Peregrina nessa procissão que emociona muitos fieis e arrasta um número cada vez maior deles numa corrente de devoção.

Pesquisas mostram que nos últimos anos, a participação de romeiros e turistas durante a Trasladação mais que triplicou. Em 2000, estimou-se que o número de participantes foi algo em torno de 350 mil; em 2003, a estimativa da participação foi de cerca de 500 mil pessoas. Em 2009, cerca de um milhão e 200 mil pessoas prestigiaram a festa, o que pode ser notado na disputa por espaço na Corda atrelada à Berlinda, que se aproxima ao que acontece na grande procissão de domingo.

Segundo estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 1,4 milhão de pessoas participam da Trasaladação este ano. Neste sábado (13), a romaria inicia com a missa no altar instalado sobre um tablado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt. O celebrante é Dom Gioavanni Agnello, representante do papa Bento XVI no país.

Várias homenagens serão prestadas também nessa procissão noturna. Entre as mais tradicionais estão a dos Sindicatos dos Estivadores e dos Arrumadores do Pará, que soltam fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré, um espetáculo visual. Por acontecer à noite, a procissão ganha uma beleza especial com as vias do percurso ficam iluminadas por um mar de fiéis que levam velas nas mãos, transformando a romaria de pessoas em uma verdadeira procissão de luzes.

Um pouco diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a Berlinda - levando a imagem - ela segue acompanhada apenas pelos fiéis. Os outros 13 carros só poderão ser vistos no domingo da grande procissão. O trajeto é quase o mesmo realizado na grande romaria dominical,porém em sentido inverso, com o percurso de 3,7 Km. A chegada está prevista para às 23h30, na Igreja da Sé, no bairro Cidade Velha.

PERCURSO

A saída é realizada do Colégio Gentil Bittencourt, segue pela Av. Magalhães Barata, Av. Nazaré, Av. Presidente Vargas, Av. Boulevard Castilho França, Av. Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.

História – Antigamente, a Trasladação era chamada de Antecírio. Na primeira Trasladação foi o próprio Governador Francisco de Souza Coutinho, junto com o Capelão do Palácio, Pe. José Roiz de Moura, que levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma breve procissão da Matriz até o Palácio. A data precisa e se houve ou não acompanhamento de pessoas do povo não se tem certeza.

Em 1887, o traslado saía do Colégio Amparo, mas em fevereiro, do mesmo ano, através do decreto de nº 414 do Governador Dr. Augusto Montenegro, o Colégio Amparo mudou sua denominação para Instituto Gentil, permanecendo no antigo endereço.
No dia 26 de junho de 1906 foi inaugurado o novo Colégio Gentil Bittencourt, onde permanece até hoje. Neste mesmo ano, a Trasladação passou a sair do colégio, na avenida que atualmente é denominada Avenida Magalhães Barata. Já nós anos 70, as senhoras de mais idade, reuniam-se em grupos e iam na corda da Trasladação, graças às condições climáticas noturnas. A partir de 1985, a participação das senhoras começou também a ficar problemática, com o aumento de promesseiros na corda.
Só em 1988, a Trasladação passou a ter o mesmo trajeto do Círio, mas em sentido inverso, pois antes disso, ela ainda seguia até a Sé tendo como rua central do percurso, a Avenida Governador José Malcher.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias