plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Romaria fluvial terá 500 embarcações

Neste sábado (13), os devotos da Virgem de Nazaré seguirão em romaria fluvial. A 27º edição do chamado “Círio das Águas”, deverá sair às 9h, logo após a missa que será celebrada no Trapiche de Icoaraci. Após mais de três horas de romaria rodoviária de An

Neste sábado (13), os devotos da Virgem de Nazaré seguirão em romaria fluvial. A 27º edição do chamado “Círio das Águas”, deverá sair às 9h, logo após a missa que será celebrada no Trapiche de Icoaraci.

Após mais de três horas de romaria rodoviária de Ananindeua até Icoaraci, o Círio Fluvial seguirá pelas águas da Baía de Guarajá, que cerca a capital paraense, revelando que a devoção à Maria, mãe de Jesus, também faz parte da realidade dos ribeirinhos da Amazônia. Embarcações de todos os tamanhos são preparadas com ornamentações e homenagens a Imagem Peregrina, destacando a fé católica e a devoção mariana.

Para este ano, a estimativa da Capitania dos Portos (repassada ao DIEESE/PA) é de que cerca de 500 embarcações participem da romaria, o que representará um crescimento de cerca de 900,00 % por cento desde a primeira romaria das águas, em 1986.

As estimativas do DIEESE/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré é que aproximadamente 50 mil pessoas, entre as que estarão nos barcos participando diretamente da romaria fluvial e as que estarão assistindo, desde a saída de Icoaraci até a chegada, na Estação das Docas, na Escadinha do Cais do Porto.

Antes de a Imagem sair novamente em procissão, na moto romaria, a Virgem é recebida com Honras de Chefe de Estado por um grupamento de Cadetes da Polícia Militar. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem.

História – Esta é a 27ª edição da Romaria Fluvial. A primeira edição foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur à época, o historiador Carlos Rocque. A primeira romaria foi acompanhada por cerca de 50 barcos.

Até 2002, a Imagem Peregrina seguia na terceira réplica da berlinda, que no ano seguinte, foi substituída por uma cúpula de vidro, que permitiu melhor visibilidade da imagem pelos romeiros. Já em 2009, a Santa ganhou uma nova cúpula de vidro para o Círio Fluvial, pois a antiga foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por ocasião da Festa de Nazaré, realizado no Rio de Janeiro. (DOL, com informações de assessoria)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias