plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ismael Machado ganha prêmio Vladimir Herzog

Antes mesmo de o público conhecer os vencedores do prêmio Vladimir Herzog – o que só será divulgado logo mais, às 15h – o jornalismo paraense comemora o reconhecimento de Ismael Machado na edição 2012. O repórter do Diário do Pará bateu a concorrência e

Antes mesmo de o público conhecer os vencedores do prêmio Vladimir Herzog – o que só será divulgado logo mais, às 15h – o jornalismo paraense comemora o reconhecimento de Ismael Machado na edição 2012.

O repórter do Diário do Pará bateu a concorrência e ganhou uma menção honrosa pela serie “Dossiê Curió”, publicada entre 8 e 15 de abril deste ano. “Eu fico muito contente por essa premiação, por entre 93 trabalhos o meu ter sido considerado um dos melhores”, contou Ismael, que considera a menção uma ‘segunda colocação’ na categoria reportagem de jornal.

Ele investigou a história, os atos, mitos e verdades sobre Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió. Hoje coronel da reserva, esse homem de 78 anos foi o fundador da cidade de Curionópolis e um dos nomes mais relacionados à Guerrilha do Araguaia, movimento armado contra a Ditadura Militar que se formou no coração da Amazônia.

Por este trabalho importantíssimo para a memória do Pará e do Brasil, numa época em que os arquivos da ditadura são reabertos, Ismael Machado produziu reportagens permeadas por histórias intrigantes e relatos eloquentes. O material documental foi ganhando contornos verossímeis a medida que o repórter ia acessando aqui e ali documentos ou ouvindo um especialista falar da Lei da Anistia, por exemplo.

O anúncio oficial dos vencedores do 34º Prêmio que reconhece as melhores produções jornalísticas na pauta da Anistia e Direitos Humanos será na Praça Divina Providência em São Paulo, ocasião na qual a Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo apresentará a futura praça Vladimir Herzog.

No dia 23 de outubro, será realizada a grande cerimônia de premiação, quando outro grande jornalista do Pará, Lúcio Flavio Pinto será agraciado com o Prêmio Especial.

>> Para mais informações, acesse o site do Prêmio Vladimir Herzog


(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias