plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Feira do Livro promete reunir mais de 450 mil

Os preparativos para o maior evento literário da região norte do país entram na reta final. Centenas de editoras finalizam os últimos detalhes para a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, que no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 21 a 30 d

Os preparativos para o maior evento literário da região norte do país entram na reta final. Centenas de editoras finalizam os últimos detalhes para a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, que no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 21 a 30 de setembro. A montagem dos estandes começou no ultimo dia 11 e a expectativa dos organizadores é que cerca de 450 mil pessoas visitem a feira. A abertura oficial será nesta sexta feira (21), às 19 horas, com a presença do governador do estado, Simão Jatene, e outras autoridades.

A feira irá ocupar os 24 mil metros que dispõe o Hangar. No total, serão mais de 90 mil títulos em exposição nos 223 estandes, com aproximadamente 500 editoras representadas e uma expectativa de lucro com a comercialização dos exemplares em torno de R$ 14,5 milhões. No Hangar I ficarão expostos os livros de literatura geral. O Hangar II será dedicado a literatura infantil e as revistas. Já no andar superior ficarão concentradas as exposições e as atividades acadêmicas, culturais e artísticas. “Os espaços do andar superior serão ocupados pelas oficinas, workshops, palestras. O Papo Cabeça e os Encontros Literários também ficarão nas salas superiores, além das exposições, que este ano conta com uma mostra sobre sustentabilidade e o Salão do Humor, que foi inserido na programação”, explica a coordenadora do evento, Andressa Malcher.

O país homenageado nesta edição é Portugal e a comunidade lusitana será lembrada em diversas programações. Uma delas é a Mostra de Cinema Português Contemporâneo, que irá trazer obras de diretores portugueses, programação que integra a Mostra de Cinema Amazônia Doc. O primeiro Encontro Literário, no sábado (22), também contará com a participação da escritora portuguesa Lidia Jorge. No domingo (23), o bate papo com o publico fica por conta do escritor português Gonçalo Tavares. Dia 26, o convidado será o também lusitano José Luis Peixoto. A programação, considerada um dos pontos altos da feira, terá ainda Ariano Suassuna, Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo, Joca Terron e Paulo Sérgio Valle. O Encontro Literário acontece no Auditório Dalcídio Jurandir, sempre às 19h.

Os centenários dos escritores brasileiros Nelson Rodrigues e Eidorfe Moreira também estão na programação da feira. No Sesc Boulevard acontece a “Mostra Rodrigueana de Cinema”, com a exibição de vários filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues. Eidorfe Moreira terá um seminário voltado para o debate sobre sua vida e obra, com diversas palestras ministradas por especialistas paraenses.

Em 2012, um paraense de Santarém foi o escolhido para ser o patrono da feira. O maestro Wilson Fonseca, popularmente conhecido como Mestre Isoca será o grande homenageado do evento literário, pois se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012. Considerado um dos maiores músicos do Pará, Mestre Isoca compôs mais de 1.600 músicas ao longo sua carreira. Na programação em homenagem ao maestro, um seminário contará com a presença do seu filho, o desembargador Vicente Malheiros, que irá falar sobre a vida e obra do compositor.

Durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro ocorrerão ainda debates, seminários, oficinas, leituras do vestibular, palestras, workshops, saraus, gincana literária, concurso de redação e shows culturais, com destaque para as apresentações do grupo teatrais Caixa de Elefante, de Porto Alegre (RS), e do guitarrista português Antonio Chainho, um dos mais conceituados músicos lusitanos.

A XVI Feira Pan-Amazônica do Livro tem entrada franca e funcionará sempre de 10h às 22h. A programação completa da feira pode ser acessada no site www.secult.pa.gov.br, onde também está sendo feito o agendamento das escolas que desejam visitar a feira e as inscrições para as oficinas.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias