plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PA-275 é interditada por moradores de Serra Pelada

Moradores de Serra Pelada, no município de Curionópolis, sudeste do Pará, mantêm fechada a estrada de acesso à vila desde a última quinta-feira (16). O protesto é motivado por vários motivos, entre eles, a falta de segurança na PA-275. Segundo os manifest

Moradores de Serra Pelada, no município de Curionópolis, sudeste do Pará, mantêm fechada a estrada de acesso à vila desde a última quinta-feira (16). O protesto é motivado por vários motivos, entre eles, a falta de segurança na PA-275. Segundo os manifestantes, os problemas prejudicam os mais de oito mil habitantes do local.

Do início da rodovia estadual até o local interditado são cerca de 35 quilômetros sem asfaltamento. De acordo com os moradores, além dos constantes acidentes e da poeira, também, faltam água potável e energia elétrica. “Nossa água é poluída. Ninguém respeita os moradores de Serra Pelada”, disse Ataliba Leite, garimpeiro que participou do protesto.

Antônio de Deus Miranda, outro garimpeiro que integrou a manifestação, reforçou que o fluxo de caminhões pela via levanta muita poeira. “Somos vítimas do descaso. Não estamos pedindo favor, apenas o que temos direito”. De acordo com o garimpeiro, existe um acordo no Ministério de Minas e Energia que garante um tratamento mais adequado aos moradores de Serra Pelada, e que tudo seria negociado através de uma comissão formada por moradores do local.

A Polícia Militar esteve no município para negociar com os moradores a desobstrução da rodovia. O tenente coronel Roberto Coracy disse que a “reivindicação é legítima”. “Vamos esgotar todas as formas possíveis para negociar. Mas queremos mediar a conversa entre as partes e não deixar que haja prejuízos a população”, disse o PM.

GARIMPO

Serra Pelada ficou conhecida, na década de 80, como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Cerca de 30 toneladas de ouro foram retiradas de uma área de 5 mil hectares por mais de 30 mil garimpeiros. Hoje, a exploração do minério é feita de forma mecanizada, por uma empresa canadense.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias