plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém pode ficar mais quente nos próximos meses

A partir desta segunda quinzena de agosto até novembro, o clima vai continuar mais quente em Belém por causa das poucas chuvas na cidade. A previsão é do setor de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo o coordenador de Recu

A partir desta segunda quinzena de agosto até novembro, o clima vai continuar mais quente em Belém por causa das poucas chuvas na cidade. A previsão é do setor de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Segundo o coordenador de Recursos Hídricos do órgão, Antonio Sousa, esse período será o menos chuvoso e deverá registrar um acumulado mensal de chuvas entre 100 mm (milímetros) e 140 mm e uma temperatura média de 34ºC a 35ºC.

“O total médio de chuvas em agosto representa apenas um terço se comparado aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril - meses mais chuvosos na capital paraense. O clima mais quente ocorre devido a pouca presença de nuvens com grande desenvolvimento vertical, o que facilita a incidência direta de radiação solar que alcança o solo e aquece o ar”, traduz o meteorologista. Como consequência da redução das chuvas, a energia solar é praticamente toda utilizada para aquecer o ar, já que não há água para o processo da evaporação, que contribui para o abrandamento do ar. “É por isso que as temperaturas próximas à superfície aumentam. Essas altas temperaturas devem prosseguir até o mês de novembro”, explica Sousa.

Índice pluviométrico

Ainda segundo a previsão da Sema, o índice pluviométrico (relativo ao volume das chuvas) está de acordo com o esperado para este mês. Até o dia 14, foram registrados na estação meteorológica convencional, localizada na estrada da Ceasa, cerca de 55 mm de precipitação pluviométrica, o que na avaliação do coordenador é um valor considerado normal.

A previsão da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica (RPCH) já antecipava que os totais mensais de chuva ficariam nessa faixa, entre 100 mm e 140 mm. “Outro fator a ser levado em consideração é que nesse período do ano a distribuição das chuvas é muito irregular,” exemplifica Sousa, apontando que o valor total registrado de chuva na estação convencional foi 55 mm, enquanto que na estação automática (na Almirante Barroso) foi de 77 mm até o mesmo dia -14 de agosto.

O Sul do Pará, de forma geral, apresenta o seu período mais seco e nessa região, de acordo com o meteorologista, é normal que ocorram vários dias (até mesmo um mês inteiro, dependendo da localidade) sem registro de chuvas. “Essa situação é favorável à ocorrência de baixos valores de umidade atmosférica e altas temperaturas. Na faixa Norte, está prevista uma redução drástica das chuvas, “entretanto, elas devem ocorrer com intervalo de dias mais longo e distribuição irregular nos diversos pontos das cidades”, informa o meteorologista.

Acesse diariamente a previsão do clima e tempo no Pará pelo site da Sema

(DOL,com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias