plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pirarucu será divulgado como Bacalhau da Amazônia

Durante a reunião realizada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) nesta sexta-feira (17), que teve por finalidade discutir a elaboração de uma Nota Técnica com sugestões a respeito da comercialização do pirarucu, representantes de diverso

Durante a reunião realizada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) nesta sexta-feira (17), que teve por finalidade discutir a elaboração de uma Nota Técnica com sugestões a respeito da comercialização do pirarucu, representantes de diversos órgãos que atuam no Estado defenderam a utilização do termo "Bacalhau da Amazônia" durante a consulta pública.

A Sepaq levou em consideração, no entanto, que o termo "bacalhau" não pode ser utilizado quando houver o procedimento de salga, cura e secagem de qualquer pescado, conformme estabelece a própria Instrução Normativa. Agora, a Nota Técnica será elaborada pela Sepaq para, em seguida, ser feita uma consulta pública.

A reunião atendeu à Portaria 364 de 16/07/2012 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Inmetro. Vários foram os ajustes feitos por representantes de órgãos como o Sebrae, Ministério Público do Estado, Ministério da Pesca e Aquicultura, Adepará e instituições como Uepa e IFPA de Castanhal.

O encontro foi coordenado pelo secretário de Pesca do Estado, Henrique Sawaki, e pelos técnicos da secretaria, Jossanda Pinheiro (diretora de pesca), Fábio André Tourão e Rosiane Andrade, finalizando com o aperfeiçoamento das recomendações feitas pelo secretário geral da Secretaria Executiva do Ministério da Pesca, Átila Maia da Costa. Todos os 13 esclarecimentos e informações elaborados pelo MPA foram debatidos na reunião, sobretudo o procedimento de salga e secagem do pirarucu.

(DOL, com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias