plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Berlinda será restaurada como original

Cinco anos após a primeira restauração, a berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a festa do Círio, desde 1965, recebe novos reparos técnicos. O projeto de restauração inclui sistema de iluminação moderno, pintura adequada e nova

Cinco anos após a primeira restauração, a berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a festa do Círio, desde 1965, recebe novos reparos técnicos. O projeto de restauração inclui sistema de iluminação moderno, pintura adequada e nova cobertura a ouro. Irá resgatar a originalidade da peça, que é uma réplica da, confeccionada no século XIX e que hoje se encontra no município de São Miguel do Guamá.

Introduzida no Círio em 1855, a tração animal, a berlinda tornou-se um dos principais ícones do Círio e passou por inúmeras modificações como a inclusão da ornamentação com flores e a substituição das rodas de madeiras. Interferências que permaneceram mesmo após o tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2004. “Apesar do tombamento, a berlinda é um objeto de devoção e isso fez com que ao longo dos anos, a peça sofresse com o tratamento inadequado. Muito da laminação a ouro foi perdida e muitas partes da peça estão bastante danificadas. Não será uma reforma, mas uma restauração. A ideia é devolver a peça a originalidade do passado”, explica o responsável pela restauração e diretor do Museu Histórico do Pará, Sérgio Melo.

O trabalho será executado em dois meses por quatro técnicos e deve priorizar a retirada dos acréscimos inadequados, como os pontos de luz e a tintura purpurinada. O antigo problema de superaquecimento provocado pelo sistema elétrico ineficaz será resolvido através do projeto de iluminação de uma especialista. O novo sistema terá tecnologia em fibra óptica, que não danifica a imagem, o manto nem a própria estrutura do oratório confeccionada em cedro vermelho. A restauração deve terminar às vésperas do Círio, na primeira semana de outubro.

Até lá poderá ser acompanhada pelos devotos através do atelier que permite a visão de fora do Centro Social de Nazaré. “Isso será uma novidade. Trata-se de um atelier visual aberto em que o povo poderá vislumbrar todas as etapas do processo de trabalho. A berlinda é um objeto de devoção, todo devoto se sente meio responsável por ela, por isso essa proximidade”, justificou Sérgio Melo.

Imagem Peregrina será levada em minicírio no Rio

Ontem, 03, foi o segundo dia de visita da Imagem Peregrina ao Rio de Janeiro. Depois de passar a noite em Vigília na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Caramujo em Niterói, a Imagem chegou às 8h à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

De lá, seguiu rumo à Paróquia de São Sebastião, no bairro da Tijuca, em uma berlinda doada pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que em 2013 trará o Círio de Nazaré como um dos destaques no enredo. O atual arcebispo do Rio de Janeiro D. Orani João Tempesta presidiu missa no local.

A Imagem amanhece na igreja de São Joaquim, mas depois de missa irá para a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Anchieta, onde ficará até a manhã do domingo, quando será realiazado o minicírio. A expectativa é de que mais de seis mil pessoas participem do minicírio na orla de Copacabana, como aconteceu em 2011.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias