plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidores prometem radicalizar em protesto

Servidores federais em greve vão realizar um protesto amanhã (31), no quilômetro 17 da BR-316, na Região Metropolitana de Belém. Segundo a Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), eles podem até bloquear a BR para chamar a atenção do Governo no sentido d

Servidores federais em greve vão realizar um protesto amanhã (31), no quilômetro 17 da BR-316, na Região Metropolitana de Belém. Segundo a Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), eles podem até bloquear a BR para chamar a atenção do Governo no sentido de fazer uma negociação com os servidores, que estão em greve há 41 dias.

O governo federal adiou nesta segunda-feira a reunião de negociação prevista para acontecer na próxima terça-feira com os representantes dos servidores públicos. O comando nacional de greve da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) está reunido desde as 14h para avaliar a medida do governo e determinar uma posição oficial por parte dos trabalhadores, que devem fortalecer os protestos em todo o País.

O protesto foi aprovado em assembleia geral ocorrida no dia 26, em que a categoria rejeitou a proposta do governo federal e decidiu manter a paralisação. Para os docentes, não houve avanço na negociação, pois o governo “deixa a desejar quando trata da estruturação da carreira, que é o grande motivo da greve.

Por unanimidade, os 74 professores que compareceram à reunião defenderam a continuidade da greve e da pauta de reivindicações proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Ficou definido que a manifestação na BR-316 será um ato político reunindo também as demais categorias dos servidores federais em greve. A intenção dos professores da UFPA é apresentar à sociedade os motivos que levara à recusa das propostas do governo.

Na reunião, a professora Vera Jacob, diretora Adufpa, fez um resumo da proposta do governo, destacando a proximidade com a proposta anteriormente rejeitada pela categoria, em assembleia do dia 23 deste mês. Segundo ela, o único ponto diferente é a criação de um grupo de trabalho para estabelecer diretrizes na avaliação de desempenho dos profissionais para fins de progressão.
Vera Jacob reforçou a proposta do movimento docente de carreira única e um único cargo de professor federal, com 13 níveis e variação de 5% nos valores entre os níveis, proposta pelo ANDES-SN.

De acordo com a Adufpa, a proposta apresentada às entidades no último dia 24 pelo governo apresenta “mais do mesmo”. A expectativa era que o governo absorvesse as críticas feitas pelo Comando Nacional de Greve à proposta anterior e apresentasse nova proposta para suprir as reivindicações.

Novos manifestos

Na quarta-feira (1º), às 21h, os representantes dos servidores federais têm uma reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, para definir rumos da negociação.

Paralelamente ao encontro, os servidores públicos do Pará farão vigília, desde às 18h, no hall e nos estacionamentos da UFPA, em Belém, aguardando o resultado da conversa.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias