plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores da UFPA vão protestar na BR-316

No próximo dia 31, professores em greve da Universidade Federal do Pará (UFPA) pretendem realizar um protesto no quilômetro 17 da rodovia BR-316, na Região Metropolitana de Belém. A medida foi aprovada em assembleia geral ocorrida na manhã de hoje (26), e

No próximo dia 31, professores em greve da Universidade Federal do Pará (UFPA) pretendem realizar um protesto no quilômetro 17 da rodovia BR-316, na Região Metropolitana de Belém. A medida foi aprovada em assembleia geral ocorrida na manhã de hoje (26), em que a categoria rejeitou a proposta do governo federal e decidiu manter a paralisação. Para os docentes, não houve avanço na negociação, pois o governo “deixa a desejar quando trata da estruturação da carreira, que é o grande motivo da greve.

Por unanimidade, os 74 professores que compareceram à reunião defenderam a continuidade da greve e da pauta de reivindicações proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Ficou definido que a manifestação na BR-316 será um ato político reunindo também as demais categorias dos servidores federais em greve. A intenção dos professores da UFPA é apresentar à sociedade os motivos que levara à recusa das propostas do governo.

Na reunião, a professora Vera Jacob, diretora da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), fez um resumo da proposta do governo, destacando a proximidade com a proposta anteriormente rejeitada pela categoria, em assembleia do dia 23 deste mês. Segundo ela, o único ponto diferente é a criação de um grupo de trabalho para estabelecer diretrizes na avaliação de desempenho dos profissionais para fins de progressão.

Vera Jacob reforçou a proposta do movimento docente de carreira única e um único cargo de professor federal, com 13 níveis e variação de 5% nos valores entre os níveis, proposta pelo ANDES-SN.

De acordo com a Adufpa, a proposta apresentada às entidades no último dia 24 pelo governo apresenta “mais do mesmo”. A Associação defende que a oferta federal “mantém a desestruturação da carreira docente, pois propõe pequenas mudanças relativas à promoção e às tabelas salariais correspondentes”. A expectativa era que o governo absorvesse as críticas feitas pelo Comando Nacional de Greve à proposta anterior e apresentasse nova proposta para suprir as reivindicações. Depois da reunião entre representantes nacionais e o Ministério do Planejamento, marcada para 1º de agosto, os docentes paraenses devem fazer uma nova assembleia, no dia 3.

(DOL, com informações da Adufpa)


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias