plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Quatro praias estão impróprias para banho

Belém tem quatro praias impróprias para banho, segundo o teste de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma): Cruzeiro, em Icoaraci; Brasília e do Amor, em Outeiro; e da Baía do Sol, em Mosqueiro. Foram avaliadas as águas

Belém tem quatro praias impróprias para banho, segundo o teste de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma): Cruzeiro, em Icoaraci; Brasília e do Amor, em Outeiro; e da Baía do Sol, em Mosqueiro. Foram avaliadas as águas de 14 praias da capital paraense e seus distritos. Segundo a análise laboratorial, os locais apresentam mais de 1.000 coliformes fecais por 100ml de água.

O teste é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade.Segundo a chefe de Fiscalização Ambiental da Semma, Ivanelma Gomes, as providências para alertar a população já estão sendo tomadas. “Estamos providenciando as placas informativas que vão alertar os banhistas. As agências distritais também fazem ações de verão avisando a população”, afirma. Ela garante que a causa para tanta contaminação é óbvia. “Tudo isso é causado pela falta de saneamento básico, porque geralmente o esgoto que sai das casas e bares próximos as praias corre para a água”.Mas para os banhistas, parece que não há problema.

O cobrador de ônibus, Ruan Caio Rodrigues, diz que não vai deixar de ir a praia da Brasília. “A única praia que está perto da gente é essa e eu vou continuar vindo”, garante. A funcionária pública Elisabeth Siqueira também afirma que não vai deixar de curtir o verão por causa da notícia. “Pois eu estou adorando, até agora não fui contaminada e ainda vou voltar outras vezes”, diz.

A doméstica Jaqueline Caetano já não gostou de saber do resultado do teste. Ela foi com toda a família curtir a praia, mas preferiu não entrar na água. “Gente, eu não sabia disso. Nem entro mais na água”, contou, enquanto os netos já tiravam a roupa para curtir a praia. E quem vai convencer as crianças de sair? Para a cabeleireira Uyrece Ribeiro, a praia da Brasília não é tão suja como dizem. “Suja é a Praia Grande, aqui não tem problema, não”, diz.

Teoria que a vendedora Helena Lobato concorda. “Trabalho nessa praia há 20 anos e, para mim, isso é mentira. A água é uma só de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. Eles querem é atrapalhar a gente”, defende.

A doméstica Socorro Silva, acredita que é preciso fazer alguma coisa para mudar essa realidade. “Essa praia é muito boa, mas alguém tem que fazer uma vistoria e uma limpeza. Não só dizer que são os banhistas os culpados, por aqui também fica um bando de navio ancorado”, argumenta.

(Diário do Pará)


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias