plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Redes inicia plano de trabalho de Belo Monte

O consumo de energia elétrica tem crescido nos últimos anos no Brasil devido as demandas residenciais, comerciais e industriais. Só em 2010, este número cresceu 7,8% comparado ao ano de 2009.Para atender essa procura, foi pensada em uma nova matriz energé

O consumo de energia elétrica tem crescido nos últimos anos no Brasil devido as demandas residenciais, comerciais e industriais. Só em 2010, este número cresceu 7,8% comparado ao ano de 2009.

Para atender essa procura, foi pensada em uma nova matriz energética para o país: a Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo implantada no rio Xingu, em Altamira. A energia média produzida pela usina terá capacidade para atender a 18 milhões de residências (60 milhões de pessoas), ou o correspondente a todo o consumo residencial de eletricidade na Argentina (aproximadamente 34 milhões de MWh ao ano).

Uma das premissas do empreendimento, administrado pela Norte Energia, é a contratação de mão de obra local, gerando assim a internalização de riquezas no Pará. Além disso, para garantir competitividade ao projeto a empresa quer priorizar suas compras localmente e para isso firmou um convênio com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), através da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores.

Para consolidar e alinhar o ínicio das atividades do plano de trabalho para a hidrelétrica, a Redes participou de reuniões com a Norte Energia, Consórcio Construtor de Belo MOnte (CCBM) e entidades de classe do município nos dias 10 e 11 de julho.

A Redes atuará no levantamento de demandas do projeto, apoio no cadastramento de fornecedores, busca de fornecedores para demandas apresentadas, suporte na regularização, atração de fornecedores de outras regiões, partindo do objetivo do convênio que é o aumento da competitividade do projeto Belo Monte, por meio do desenvolvimento de fornecedores locais.

Outra novidade é que a Redes terá um consultor de campo em Altamira para atender as demandas da região. Na primeira semana de agosto o consultor inicia as atividades. No mesmo mês, está programada uma rodada de negócios com empresas terceirizadas do CCBM.

Na tarde do dia 10, ocorreu a reunião entre a Norte Energia e a Redes. Participaram Luciana Soares,gerente socioeconomia da Norte Energia , Luciana Soares, Diego Silva líder de projetos, Marcelo, coordenador do plano de articulação institucional da Norte Energia além de Luiz Pinto, coordenador geral da Redes, Marcel Souza, coordenador Redes Norte e a consultora, Amanda Nascimento.

A noite, foi realizada uma reunião com as entidades locais como Fort Xingu, Aciapa (Associação comercial, industrial,agropastoril de Altamira), CDL Altamira(Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sindecom (Sindicato do Comércio). As entidades vão avaliar a situação do mercado local para que seja estruturado um plano de trabalho mais eficiente.

No dia 11 foram feitas as visitas aos canteiros de obras do sítio Belo Monte onde ficará a casa de força principal da usina. Também foram estreitados laços entre analistas de materiais e serviços e a Redes. Eles apresentaram algumas dificuldades na compra de serviços e materiais para que a Redes possa atuar nos gargalos.

(DOL com informações da Comunicação Redes)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias