plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Ganso é o 3º garoto do Pará a ir para Olimpíadas

Na história da Seleção Brasileira, o Pará já teve a honra de ter jogadores que o representaram em diversas competições importantes. Com a lista dos jogadores convocados para a Olimpíada divulgada pelo técnico da seleção, Mano Menezes, na última quinta-fei

Na história da Seleção Brasileira, o Pará já teve a honra de ter jogadores que o representaram em diversas competições importantes. Com a lista dos jogadores convocados para a Olimpíada divulgada pelo técnico da seleção, Mano Menezes, na última quinta-feira (05), o jogador Paulo Henrique Ganso se torna o terceiro jogador do estado a ir para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Quando falamos de Olimpíadas, dois nomes surgem antes de Ganso como representantes do Pará no evento: Manoel Maria e Rosemiro. Ambos os jogadores representaram a seleção nos Jogos Olímpicos, mas em tempos diferentes. Manoel Maria foi parte da seleção que disputou os Jogos do México, em 1968, e Rosemiro defendeu a seleção em 1976, nos Jogos de Montreal.

Manoel Maria, que no Pará jogou pelos times profissionais do São Raimundo e da Tuna Luso, fez parte de uma seleção brasileira que foi eliminada na primeira fase dos Jogos de 68. Após empatar em 1 a 1 contra o Japão e em 3 a 3 contra a Nigéria, o Brasil perdeu para a Espanha por 1 a 0 e deu adeus aos Jogos Olímpicos. A glória de Manoel veio no Santos, onde jogou ao lado de Pelé e conquistou mais de 5 títulos pelo clube, incluindo uma Recopa e dois paulistas.

Já Rosemiro teve uma campanha mais memorável na Olimpíada de 1976. Antes dos Jogos, a equipe brasileira já havia ganhado o Pan-Americano no ano anterior. A seleção daquele ano acabou em quarto lugar, após empatar em 0 a 0 com a Alemanha Oriental (que se sagraria a campeã), vencer a Espanha por 2 a 1 e Israel por 4 a 1, e perder para a Polônia na semifinal e na disputa de terceiro lugar para a União Soviética pelo placar de 2 a 0 nas duas partidas.

Rosemiro ganhou títulos pelo Clube do Remo: os campeonatos paraenses de 1973, 1974 e 1975. O jogador também foi campeão paulista pelo Palmeiras em 1976 e campeão carioca pelo Vasco em 1982.

Se esses dois levaram a bandeira do Pará antes de Ganso, o jogador do Santos já vai para a competição com uma bagagem de respeito. Com apenas 22 anos, já ganhou três paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores, além de ter sido o primeiro jogador paraense que jogou uma partida com a camisa da seleção em Belém. E se estamos falando em números, resta torcer para que Ganso seja parte da primeira seleção brasileira campeã olímpica de futebol.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias