plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abalo sísmico destrói casas em Baião e Mocajuba

Um abalo sísmico atingiu os municípios de Baião e Mocajuba, no Baixo Tocantins, na manhã desta sexta-feira (29). Há informações de que moradores de Tucuruí também tenham sentido um tremor semelhante. O terremoto, que aconteceu por volta de 8h50min, e que

Um abalo sísmico atingiu os municípios de Baião e Mocajuba, no Baixo Tocantins, na manhã desta sexta-feira (29). Há informações de que moradores de Tucuruí também tenham sentido um tremor semelhante.

O terremoto, que aconteceu por volta de 8h50min, e que durou de 5 a 8 segundos, chegou a destruir casas nas vilas do Umarizal e Arequembaua, no município de Baião.

Os moradores contam que o tremor aconteceu após um barulho semelhante a um trovão e na sequência, por segundos, começaram a presenciar objetos balançando ou caindo nas residências. A população começou a sair das casas e prédios como o da Prefeitura foram evacuados por medida de segurança.

Em Mocajuba, o impacto foi sentido em toda a cidade e alguns moradores ficaram alarmados. A tensão no local teve que ser controlada por policiais militares.

Segundo José Ramundo Abreu, coordenador do 2º Distrito de Meteorologia (Disme), o único sismógrafo do Pará está quebrado e por isso o tremor não foi registrado pela Universidade Federal do Pará.

Ainda segundo Abreu, os sismógrafos de Brasília e São Paulo captaram um tremor de magnitude acima de 4 graus na escala Richter.

Em entrevista para o repórter JR Avelar, Abreu contou que acredita que o epicentro do abalo tenha sido em países como Colômbia, Chile ou Venezuela, que constantemente apresentam abalos semelhantes, devido a presença de território que apresente placas tectônicas. "Pela minha experiência, acredito que esse caso registrado no Pará, tenha sido apenas um rescaldo de um abalo maior", afirmou.

(DOL, com informações do repórter JR Avelar)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias