plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

País tem participação mínima no mercado do látex

De uma produção mundial da ordem de 7,2 milhões de toneladas de borracha natural, o Brasil tem uma participação irrisória, hoje oscilando em torno de 100 mil toneladas, o equivalente a cerca de 1,4% do volume total. A produção interna corresponde a apenas

De uma produção mundial da ordem de 7,2 milhões de toneladas de borracha natural, o Brasil tem uma participação irrisória, hoje oscilando em torno de 100 mil toneladas, o equivalente a cerca de 1,4% do volume total. A produção interna corresponde a apenas um terço do consumo, que está na casa de 300 mil toneladas/ano. A indústria de pneumáticos absorve a maior parte (75%) da borracha natural consumida no país.

A informação é do economista Armando Soares, presidente da Associação dos Produtores de Borracha Natural do Brasil e membro efetivo da Câmara Setorial da Cadeia da Borracha Natural do Ministério da Agricultura, como representante do Pará.

De acordo com Armando Soares, o Brasil ainda importa três quartos da sua necessidade de consumo. O país permanece, assim, na dependência dos países asiáticos, especialmente Tailândia, Indonésia, Malásia e Índia, os maiores produtores mundiais.

Essa dependência é mais estranha, conforme frisou o economista, quando se leva em conta o fato de ser a Amazônia o berço da seringueira e de continuar o Brasil abastecendo com material genético o resto do mundo para renovação dos plantéis. “Ou seja, continuamos a ser saqueados com o consentimento do governo”, acrescentou. Para Armando Soares, tudo o que se produzir ou se plantar no Pará será pouco para alcançarmos a autossuficiência, incluindo aí a reativação de seringais nativos com outro modelo de produção que não o extrativista. Leia a matéria completa no Diário do Pará. (Frank Siqueira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias