plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Marajó terá a estiagem mais forte dos últimos anos

A estiagem na região do Marajó e nordeste paraense chegará mais cedo este ano e será a mais forte dos últimos 30 anos, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A causa da antecipação do período de seca, que normalmente se inicia no dec

A estiagem na região do Marajó e nordeste paraense chegará mais cedo este ano e será a mais forte dos últimos 30 anos, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A causa da antecipação do período de seca, que normalmente se inicia no decorrer do mês de agosto, deve começar no mês de julho por causa do aquecimento das águas dos Oceanos Pacífico e Atlântico, que contribuem para a diminuição do período de chuvas nas regiões.

De acordo com o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia (Disme), José Raimundo Abreu, a região Sul do Pará também deve ser castigada pela escassez de chuva e as temperaturas devem chegar a 37° C.

O período de estiagem no arquipélago do Marajó faz parte do clima naquela região e, geralmente, começa em meados de agosto e setembro. No entanto, este ano a meteorologia alerta que a seca começará em julho em virtude das anomalias registradas no campo de precipitação.

Dentre as anomalias citadas pelo coordenador do 2º Disme, destaca-se aquecimento das águas do Pacífico, em sua região equatorial, e do Atlântico tem influenciado diretamente na pouca formação de chuvas. “O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) no município de Breves é de 180 mm no mês de junho, este ano não atingiu a marca de 20 mm. Isso já é um indício para o aceleramento da chegada da estiagem”, atentou José Raimundo Abreu.

O baixo índice pluviométrico registrado em Breves é o mais baixo dos últimos 30 anos e implica também no aumento da temperatura. A seca muda totalmente a paisagem daquela região, onde o pasto some e alguns rios secam. A produção de búfalos e gado é afetada, pois os animais ficam sem água para beber e a alimentação fica escassa.

Apesar da antecipação da estiagem, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou o calendário de vacinação do gado para o mês de agosto. O DOL tenta contato com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) para saber quais os projetos que estão sendo desenvolvidos para amenizar os impactos da seca na produção búfalo e bois no Marajó.

Dos 16 municípios que compõem a região do Marajó, o meteorologista aponta que Almerim, Breves e Portel devam ser os mais prejudicados. “A estiagem deve se alongar por todo o Baixo Amazonas, então as cidades que ficam por esta região deverão ser prejudicadas”, finalizou o meteorologista José Raimundo Abreu.

Outras regiões

As regiões sul e sudeste também devem ser castigadas pela seca antecipada este ano. A previsão é que além da pouca incidência de chuvas nestas áreas a temperatura deve atingir os 37° C.

“Os municípios que estão mais próximos do Estado do Maranhão também vão ter uma estiagem mais forte este, principalmente em Viseu – onde a seca deverá ser mais acentuada”, completou o coordenador do 2º Disme/Inmet.

Bragança, na região nordeste, também deve ter um intenso período de secas.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias