plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará inicia Primeira Semana Estadual do Bebê

Foram meses de articulações para definir a programação da I Semana Estadual do Bebê. E depois de diversos encontros preparatórios, o Governo do Pará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram parceria para a execução desta primeira ediç

Foram meses de articulações para definir a programação da I Semana Estadual do Bebê. E depois de diversos encontros preparatórios, o Governo do Pará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram parceria para a execução desta primeira edição do evento com dimensão estadual. O planejamento será executado simultaneamente a partir das 18h deste domingo (10), com uma programação cultural nos municípios de Altamira, Belém, Marabá, Santarém e Soure. As atividades voltadas para a saúde física e mental das crianças de zero a seis anos serão estendidas até a próxima sexta-feira, 15. O processo envolve a sensibilização de gestores municipais, do setor privado e da sociedade civil.

Oficinas, palestras e atividades de capacitação e qualificação de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social prometem mobilizar a população sobre cuidados essenciais com os bebês, destacando o respeito para com a infância. As ações também são frutos de parcerias com as Universidades Federal do Pará (Ufpa) e da Amazônia (Unama), e pretendem enfatizar o quão importante é a ligação maternal para o desenvolvimento da criança.

A Semana do Bebê iniciou no ano 2000, no município de Canela (RS). Desde então, anualmente são promovidos debates acerca de diversas temáticas, tais como: os direitos de mulheres trabalhadoras a amamentarem e os direitos tanto da gestante quanto do bebê. O evento possui programação extensa para atender o público em dois turnos e focaliza a promoção da infância sem racismo e a disseminação da cultura de paz nas escolas.

Depois da Semana Municipal do Bebê de Acará, realizada em 2010, dezenas de municípios já realizaram o evento na Amazônia. As ações direcionam a atenção da comunidade para o “cuidar do bebê desde a gestação, pois a atenção na primeira infância, em si, é importantíssima para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, como o socioafetivo e intelectual”, explica a assessora de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente (APDCA), Leila Silva. (Ag. Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias