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Estado garantirá até agosto recurso para BRT

O Governo do Pará pretende assinar até agosto com a Agência Internacional do Japão (Jica) o contrato de financiamento para a execução do sistema de transporte rápido metropolitano, o BRT (Bus Rapid Transit), que interligará o Entroncamento, na saída da ca

O Governo do Pará pretende assinar até agosto com a Agência Internacional do Japão (Jica) o contrato de financiamento para a execução do sistema de transporte rápido metropolitano, o BRT (Bus Rapid Transit), que interligará o Entroncamento, na saída da capital, até o município de Marituba, na Grande Belém. As obras deverão iniciar em 2014, quando já estará concluído o prolongamento da Avenida João Paulo II até Ananindeua.

Os recursos a serem financiados pelo governo japonês somam R$ 320 milhões. O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, explica que o financiamento já está na etapa final, que antecede a assinatura do acordo. Ainda este mês, o recurso passará pela aprovação do Senado Federal, em virtude de se tratar de um empréstimo estrangeiro.

“O financiamento passará pela Comissão de Economia e Finanças do Senado e depois pela votação no plenário. Com a aprovação, em agosto o governador deverá viajar ao Japão para assinar o acordo que garantirá o recurso para a implantação do sistema de transporte metropolitano”, esclarece.

As obras do BRT na Região Metropolitana de Belém, ressalta César, iniciarão após a conclusão das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, que começarão em outubro deste ano. Enquanto isso, o NGTM realiza estudos na área que será atendida pelo novo sistema de transporte, avaliando o impacto que terá no fluxo de passageiros, bem como no fluxo de veículos. “Estes estudos fazem parte do gerenciamento do transporte de toda a Região Metropolitana da capital”.

Prolongamento

As obras de prolongamento da João Paulo II totalizam R$ 214 milhões, em recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e do Tesouro Estadual, que destinará R$ 30 milhões ao projeto. Com quatro quilômetros de extensão, a nova Avenida João Paulo II terá duas pistas, com três faixas por sentido; ciclovia e calçadas em ambos os lados, e duas pontes, uma a 60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e outra a 200 metros da Rua da Pedreirinha, sobre a extermidade do Lago Água Preta.

A interligação da avenida com a BR-316 se dará com a construção da quarta pétala do viaduto do Coqueiro - obra de aproximadamente 200 metros. A conexão da Avenida João Paulo II com o viaduto também permitirá o acesso direto a Belém dos veículos oriundos dos conjuntos Cidade Nova e Paar, e dos bairros do Coqueiro e 40 Horas, em Ananindeua.

De acordo com o diretor NGTM, um processo licitatório já está selecionando a empresa que fará o projeto executivo da obra, que tem previsão de ser concluído até agosto. “Antes disso, em julho, nós já vamos selecionar por meio de licitação a empresa que executará o projeto, que precisa ser entregue até outubro do ano que vem”, informa César.

Segundo ele, algumas alterações foram feitas no projeto, que já existe há alguns anos, para o prolongamento da avenida. Com as alterações, o Governo reduziu os transtornos sociais da obra e ainda garantiu a segurança ambiental e sanitária do Parque do Utinga, que será contornado pela avenida. “O projeto inicial deste prolongamento previa a desapropriação de pelo menos 500 casas até Ananindeua. Agora, nós devemos desapropriar apenas 50 residências. Além disso, essa alteração vai proteger o Parque Ambiental do Utinga e os dois mananciais que abastecem a capital da pressão urbana, que daqui alguns anos poderia ocupar a área do parque”¸ assegura o diretor. (Agência Pará)

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