plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Municípios Verdes será destaque na Rio+20

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, terá a participação do Estado do Pará em várias programações. O evento, que será realizado de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, contará com a presença do gover

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, terá a participação do Estado do Pará em várias programações. O evento, que será realizado de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, contará com a presença do governador Simão Jatene e do secretários do estado que apresentarão a experiência de sucesso do Programa Estadual Municípios Verdes (PMV) para os demais estados e países do mundo, no dia 14 de junho, no Forte de Copacabana.

Neste mesmo dia, será apresentado o programa “Florestabilidade”, que será lançado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Governo do Pará. O programa será uma espécie de Telecurso de Manejo, que será vinculado em agosto com vídeos-aulas sobre manejo. Na ocasião, o governador assinará um termo de parceria com a fundação oficializando esta parceria.

Já no dia 19, no Teatro Maria Clara Machado, será mostrado para os membros do Fórum da Amazônia Sustentável o desempenho do programa e os resultados alcançados até o momento com incentivo ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), redução do desmatamento e o incentivo à melhoria da produção no Estado do Pará. Haverá ainda um estande chamado “Stand Amazônia”, onde o Programa Municípios Verdes também estará presente.

O Programa Municípios Verdes irá mediar diversas ações que envolvem o Pará e a região amazônica, entre as quais a Carta Amazônia, que reunirá as discussões e demandas dos nove Estados que fazem parte da Amazônia Legal. A Carta da Amazônia é um manifesto elaborado pelo povo da região para mostrar ao mundo os reconhecimentos, compromissos e as demandas da sociedade amazônica. O documento será apresentado durante a Conferência Rio+20.

CARTA AMAZÔNIA
Após a elaboração preliminar da Carta, o Pará e os oito Estados que compõem a Amazônia Legal, optaram pela realização de consulta pública, forma democrática de inclusão popular para dar legitimidade ao documento. Da mesma forma como a Carta Amazônia é um manifesto da sociedade, a Carta dos Governadores será um documento que dará voz aos gestores dos estados amazônicos.

Neste documento, temas globais e regionais serão apresentados para mostrar de que forma a Amazônia pode contribuir com o mundo e como ela pode se desenvolver melhor. A Carta dos Governadores será dividida de duas formas: a Carta Brasil, direcionada ao Governo Federal, e a Carta Mundo, direcionada aos chefes de Estado que estarão presentes Rio+20. Até o momento, o Programa Municípios Verdes recebeu contribuições do Acre, Tocantins, Amazonas, Mato Grosso e Pará.

“A participação do PMV na Rio+20 será de suma importância para que toda a comunidade brasileira e internacional passe a conhecer o programa. Será uma troca de experiências e a ideia é que o programa possa crescer e amadurecer cada vez mais. O objetivo é que a partir da Rio+20 seja montada uma agenda com novos contatos e novos parceiros para que o PMV continue se desenvolvendo com um leque cada vez mais amplo”, observou o secretário extraordinário para o programa Municípios Verdes, Justiniano Neto.

(Diário do Pará com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias