plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Projeto põe em evidência monumentos famosos

Ele reina imponente, por 72 anos, em um lugar que pode ser considerado, simbolicamente, o fim de uma era. Ele foi construído no lugar em que ficava a Bolsa da Borracha, espécie de bolsa de valores para a venda do látex, que foi demolida em 1915, devido ag

Ele reina imponente, por 72 anos, em um lugar que pode ser considerado, simbolicamente, o fim de uma era. Ele foi construído no lugar em que ficava a Bolsa da Borracha, espécie de bolsa de valores para a venda do látex, que foi demolida em 1915, devido agravamento da crise do produto que começou por volta de 1910.

O relógio inglês, da famosa companhia Macfarlane & Co, fica no alto de uma torre de 12 metros de altura e foi encomendado pelo intendente Antônio Faciola, em 1930. Devido a grande depressão financeira no final dos anos 20, Faciola foi afastado do poder. Quem assumiu o governo foi Magalhães Barata, responsável por inaugurar, em 1931, a Praça Siqueira Campos, no bairro da Campina. O seu símbolo maior, o grande relógio, ficou tão famoso que acabou “roubando” o nome do lugar.

Ontem, os leitores do DIÁRIO, graças ao projeto “A Era do Ferro”, puderam montar a miniatura do Relógio de Ferro do Ver-o-Peso, uma réplica que conserva no tempo infinito medido pelos ponteiros, sempre parados, a beleza de como o relógio era antes mesmo de começar a funcionar. Dico Sanchez, 43 anos, autônomo, passou parte da vida trabalhando com os vendedores de peixe na ‘pedra’ do Ver-o-Peso. Agora ele mora em Tucuruí e estava afastado da cidade há dois anos. Revisitando o lugar em que passou trabalhando parte da vida, Dico fala com saudosismo do relógio cujos ponteiros mediram dias de trabalho duro. “Ele é até ponto de referência da cidade. Todo mundo sabe onde fica a Praça do Relógio. É muito bonito. Faz parte da nossa história”, diz. Leia mais no hotsite da coleção "A Era do Ferro"

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias