Baleia encalha na praia de Marudá, em Marapanim

Sexta-Feira, 20/04/2012, 13:49:25 - Atualizado em 20/04/2012, 21:17:24

Tamanho da fonte: A- A+
Baleia encalha na praia de Marudá, em Marapanim (Foto: Adriel Barros/Marudá)
(Foto: Adriel Barros/Marudá)

Uma baleia conhecida como Falsa-Orca foi encontrada encalhada por volta de 13h desta sexta-feira (20), em uma praia de Marudá, no município de Marapanim, no nordeste do Pará. O mamífero foi encontrado pela própria população, que acionou as autoridades.

O animal foi encontrado sem a cauda quando o grupo de pesquisadores da "Rede de Encalhes do Norte" chegou ao local. Não há informações de que o mamífero tenha sofrido maus tratos.

A Falsa-Orca (Pseudorca crassidens) tem aproximadamente 3 metros de comprimento e trata-se um animal jovem. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um adulto pode chegar a 6 metros e pesar até cerca de uma tonelada.

Segundo a rádio Tropical, que atua no município, os moradores ficaram surpresos ao notarem o animal. Muitos curiosos se aglomeram para ver o mamífero.

O Ibama informou que está articulando com a Prefeitura de Marapanim para retirar a carcaça da Falsa-Orca do mar. Após a retirada, o animal será objeto de estudo e deve ser transferido para a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal, ou para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém.

Esta seria a primeira vez que um animal desta espécie teria encalhado na costa paraense. As causas da morte do animal ainda serão investigadas pelos pesquisadores.

(Brunno Gustavo/DOL, com informações do repórter J.R. Avelar)

Clique nos ícones abaixo para ver as fotos e o vídeo.

Seja o primeiro a comentar. Clique aqui!

Sem Comentários

IMAGENS

Mais de Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

EDIÇÃO ELETRÔNICA