plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Baleia encalha na praia de Marudá, em Marapanim

Uma baleia conhecida como Falsa-Orca foi encontrada encalhada por volta de 13h desta sexta-feira (20), em uma praia de Marudá, no município de Marapanim, no nordeste do Pará. O mamífero foi encontrado pela própria população, que acionou as autoridades. O

Uma baleia conhecida como Falsa-Orca foi encontrada encalhada por volta de 13h desta sexta-feira (20), em uma praia de Marudá, no município de Marapanim, no nordeste do Pará. O mamífero foi encontrado pela própria população, que acionou as autoridades.

O animal foi encontrado sem a cauda quando o grupo de pesquisadores da "Rede de Encalhes do Norte" chegou ao local. Não há informações de que o mamífero tenha sofrido maus tratos.

A Falsa-Orca (Pseudorca crassidens) tem aproximadamente 3 metros de comprimento e trata-se um animal jovem. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um adulto pode chegar a 6 metros e pesar até cerca de uma tonelada.

Segundo a rádio Tropical, que atua no município, os moradores ficaram surpresos ao notarem o animal. Muitos curiosos se aglomeram para ver o mamífero.

O Ibama informou que está articulando com a Prefeitura de Marapanim para retirar a carcaça da Falsa-Orca do mar. Após a retirada, o animal será objeto de estudo e deve ser transferido para a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal, ou para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém.

Esta seria a primeira vez que um animal desta espécie teria encalhado na costa paraense. As causas da morte do animal ainda serão investigadas pelos pesquisadores.

(Brunno Gustavo/DOL, com informações do repórter J.R. Avelar)

Clique nos ícones abaixo para ver as fotos e o vídeo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias