Detran/PA: previsão de concurso só em 2013

Sexta-Feira, 20/04/2012, 07:44:54 - Atualizado em 20/04/2012, 07:44:54 11 comentários

Tamanho da fonte: A- A+

Depois da publicação de anúncios, em jornais locais, em que cursos preparatórios anunciavam a formação de turmas para um concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), o órgão estadual decidiu vir a público esclarecer que não há nenhuma previsão nesse sentido para este ano.

O concurso, se ocorrer, será provavelmente só em 2013. Atualmente, o Detran faz o levantamento da necessidade de vagas para as Circunscrições Regionais de Trânsito A e B, criadas a partir da reestruturação do órgão, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Simão Jatene em dezembro do ano passado, o que implicará na necessidade de contratação de pessoal concursado a partir do próximo ano. Além disso, está em análise pelo Governo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do órgão que, se aprovado pela Assembleia Legislativa, reorganizará os níveis salariais dos funcionários e deverá implicar em pedidos de aposentadoria de servidores, obrigando a abertura de novas vagas na autarquia.

De acordo com o coordenador de Planejamento do Detran, Carlos Valente, a partir da Lei de Reestruturação, as antigas Agências Regionais foram transformadas em Circunscrições Regionais de Trânsito, que podem ser do tipo “A” ou “B”. As Ciretrans “A” são maiores, estão localizadas em 13 municípios-polo e habilitadas para realizar procedimentos nas áreas de Habilitação, Veículos e Fiscalização de Trânsito. As Ciretrans “B” têm estruturas menores, atendem nas área de Veículos e Habilitação e algumas também têm agentes de trânsito. Além das atuais 46, o Detran/PA abrirá mais sete Ciretrans, conforme homologado pelo Conselho de Administração do órgão.

Além disso, o Plano Plurianual do Governo do Estado prevê a construção e reforma de prédios para abrigar as novas Ciretrans. Com isso, a autarquia estará presente em 53 municípios paraenses. Diante disso, será necessária a realização de concurso público. No entanto, a previsão é de que o certame ocorra só em 2013, e que o provimento das vagas seja feito por município. “É certo que 70% das vagas serão destinadas ao interior”, diz Valente.
(Diário do Pará)

Faça seu comentário. Clique aqui!

11 Comentários

Mais de Concursos & Empregos

Leia mais notícias de Concursos & Empregos. Clique aqui!

EDIÇÃO ELETRÔNICA