plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Laudo sobre a morte de Valmir Bispo sai em 10 dias

Familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Valmir Bispo na tarde desta quinta-feira (19), em velório que será realizado no Centur. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) e aguarda o carro da funerária para realizar o transporte

Familiares e amigos prestam as últimas homenagens a Valmir Bispo na tarde desta quinta-feira (19), em velório que será realizado no Centur. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) e aguarda o carro da funerária para realizar o transporte. O sepultamento acontece nesta sexta-feira (20), no Cemitério de Santa Izabel, no bairro do Guamá.

Segundo o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, foram realizadas duas perícias, uma no local do crime e outra necropsial. Somente após o laudo será conhecida o motivo da morte de Valmir. Este laudo deverá ser divulgado em até 10 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias.

Após a divulgação do falecimento de Valmir Bispo, várias pessoas se manifestaram nas redes sociais com mensagens de pesar à cultura do Estado e aos familiares. "Meus sentimentos à família de Valmir Bispo dos Santos, Dr Valdir e esposa, e aos irmãos, Vardirzinho, Valcir, Vãnia e Joyce. Forte abraço!! (sic)", disse a ex-governadora Ana Júlia Carepa, no Twitter.

O deputado federal Claudio Puty também se manifestou no microblog: "Perda do Valmir Bispo, ex-presidente da UNE é uma tragédia para todos que conviveram com sua generosa, dedicada, iluminada figura (sic)"

Valmir Bispo era militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi superintendente da Fundação Curro Velho (FCV) no governo de Ana Júlia. Colegas do partido lamentaram a morte.

"A morte do companheiro Valmir é uma perda irreparável para o movimento cultural da cidade, para o Partido dos Trabalhadores, sua família e amigos. Quem o conheceu sabe do valor extraordinário desse ser humano, que dedicou toda sua vida à construção de uma sociedade mais bonita, fraterna e feliz", disse o vereador Marquinhos, do PT.

Alguns trabalhos de Bispo foram lembrados pelos internautas. "Conheci Valmir Bispo nos anos 80, quando foi Presidente da União Nacional dos Estudantes. Grande figura humana, líder comprometido com a luta, companheiro solidario... Tod@s do Ceará que o conhecemos estamos tristes. "Os bons morrem jovens"... (sic)", disse Emiliano Aquino.

Eduardo Sizo lembrou da alegria do amigo: "Um amado amigo, fonte inesgotável de alegria e força de vontade; amante da vida e da esperança. Compromissado com a liberdade e a luta dos menos favorecidos. Companheiro e companheiro (sic)".

O CASO

Valmir Bispo tinha 50 anos e desde fevereiro de 2010 atuava como diretor do Núcleo de Artes e Cultura na Universidade do Estado do Pará. Ele foi diretor da Fundação Curro Velho e também presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo um dos primeiros líderes na luta pela conquista histórica da meia-passagem para os estudantes do Pará.

Na manhã de hoje (19), Bispo foi encontrado morto em sua residência, no bairro da Campina, em Belém, com um lençol enrolado no pescoço. A principal suspeita é de suicídio, mas somente o laudo do CPC Renato Chaves irá confirmar o motivo.

(Brunno Gustavo/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias