plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Idosos aprendem técnicas de primeiros socorros

Foi lançado ontem o projeto “Vovô e Vovó Socorrista”, uma iniciativa do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Cerca de 80 idosos participaram do curso, que vai ensinar técnicas de atendimento, cui

Foi lançado ontem o projeto “Vovô e Vovó Socorrista”, uma iniciativa do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Cerca de 80 idosos participaram do curso, que vai ensinar técnicas de atendimento, cuidados com acidentes dentro de casa, tratamento de doenças e auxílio a pessoas acidentadas.

“Hoje, muitos filhos ficam mais tempo com avô ou avó em casa, já que muitos estão aposentados. Eles são os nossos vigilantes do lar. O projeto colabora com práticas de atendimento de urgência e emergência e é um projeto inédito no Brasil”, disse Sylvia Santos, secretária municipal de Saúde.

A aposentada Maria Costa e Silva, 80 anos de idade, espera poder auxiliar amigos e familiares na prática, caso passe por alguma situação de emergência. “Já trabalhei como auxiliar de enfermagem e estou gostando de estar na área de novo. Quero aprender os socorros para ajudar em caso de necessidade. É importante conhecer as técnicas, já que nós que ficamos mais tempo em casa”, afirmou.

Simião Cardoso, 56 anos, era um dos únicos homens inscritos no curso. Ele conta que já passou por uma situação em que o conhecimento sobre primeiros socorros faria toda a diferença. “Já passei por situações de risco, de ver acontecendo acidentes perto e que, se eu tivesse conhecimento, teria ajudado a pessoa. Além de me ajudar muito na prática, quero passar para outras pessoas o que aprender aqui”.

Esta é a primeira turma do curso, que terá duração de 40 horas. Além dos conhecimentos teóricos, a turma também vai fazer treinamentos nas ruas para aprender a parte prática dos atendimentos. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias