plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém terá maré mais alta do mês durante o feriado

Durante o feriado da Semana Santa, Belém terá as maiores marés do mês, que podem alcançar 3.6 metros de altura. No entanto, de acordo com o Instituto de Meteorologia do Estado (Inmet-Pa), as cheias de abril não devem coincidir com chuvas fortes. De janei

Durante o feriado da Semana Santa, Belém terá as maiores marés do mês, que podem alcançar 3.6 metros de altura. No entanto, de acordo com o Instituto de Meteorologia do Estado (Inmet-Pa), as cheias de abril não devem coincidir com chuvas fortes.

De janeiro a abril, Belém vive um período chuvoso, o qual causa a subida das águas que banham a região. Nesta sexta-feira da paixão (6), por volta das 11h, acontecerá a primeira cheia do mês e as águas devem chegar a 3.5 metros. Mas as marés mais altas devem ocorrer entre sábado (7) e segunda-feira (9), sempre nos horários de meio-dia e meia-noite. A expectativa é que hoje a Bahia do Guajará atinja até 3,4 metros.

As previsões aprontam que as chuvas intensas comuns da época não devem coincidir, pois as cheia dos rios ocorrerão pela parte da manhã, enquanto as chuvas fortes devem cair entre a tarde e a noite. Segundo o coordenador do Instituto de Meteorologia na região norte (Inmet-Pa), José Raimundo Abreu, o feriado deve intercalar as chuvas com o sol pela manhã, encoberto por nuvens.

O especialista ainda afirma que a maré alta deste fim de semana não deve ultrapassar a Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso. “Esta maré alta está também associada à lua cheia, mas os pontos de alagamento devem ocorrer somente em trechos das avenidas Boulevard Castilho França e Tamandaré, também nas proximidades dos canais da cidade e em algumas vias, através de bueiros”.

As chuvas serão mais fortes nas áreas litorâneas do Pará, fato que requer bastante atenção a quem irá passar o feriado nos balneários. É importante ficar alerta aos horários de alta e baixa da maré. Nas praias da região do salgado, como as de Salinas, Marudá e a de Ajuruteua, em Braçança, nesta sexta o mar deve atingir 5.3 metros das 7h às 10h, e depois das 19h às 21h. Já no sábado e no domingo a maré chegará a 5.4, às 8h e às 20h. “É recomendável que os banhistas que entram com carros na praia fiquem atentos para os horários das marés. A partir de 6h e 18h a água já estará subindo”, alertou o coordenador do Inmet-Pa.

Em balneários de água doce, como Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, a maré alta será equivalente aos horários de Belém, entre 12h e 13h.

REDUÇÃO

O mês de abril seguirá chuvoso, mas a intensidade e a frequencia devem reduzir, gradativamente, comparado ao mês anterior. Março registrou uma excepcionalidade, sendo o período com mais chuva, desde 1979. O índice pluviométrico ficou 70% acima da média anual, com presença de chuva nos 30 dias do mês.

Ainda de acordo com José Raimundo Abreu, em março houve um acúmulo de 731,7 milímetros de chuva, o que equivale a 731 litros de água por cada metro quadrado. Ele também atribui a atividade forte das chuvas à combinação do fenômeno já explicado com “o escoamento dos ventos nos altos níveis, que trazem umidade, e o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas no Pacífico Equatorial”, explica.

CUIDADOS

Apesar dos índices desse ano serem anormais se comparados aos anos passados, Belém registra, habitualmente, atos índices pluviométricos e isso traz uma série de problemas para a população. Inundações, alagamentos são os mais comuns deles.

Nos casos que o alagamento é causado pelo acúmulo de lixo, a Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento) disponibiliza o número 156 para solicitar serviços de retirada de lixo e entulho, limpeza dos canais, coleta seletiva de materiais recicláveis.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias